Ao vivo
Home » Manutenção » Mitos e verdades sobre o câmbio automático

Manutenção

Esclarecendo os pontos

Mitos e verdades sobre o câmbio automático

O câmbio automático agrada a maioria dos motoristas e vamos trazer alguns mitos que esta transmissão pode sofrer

4 min de leitura

Ditados e histórias permeiam toda a sociedade e estão ligados aos mais diversos assuntos tratados pelo público. O setor automotivo não conseguiu se blindar e também sofre com algumas ideias bem controversas. Hoje, o Auto+ vai trazer alguns mitos e explicar a verdade sobre o funcionamento do câmbio automático. Esta transmissão traz mais conforto do que o sistema manual e está presente em diversos carros.

Vale lembrar que a transmissão automática tem diversas variantes como o câmbio CVT e os automatizados, aqueles que podem ter embreagem seca ou banhada a óleo. Então, prepare-se para conhecer mais detalhes sobre este tipo de transmissão.

Engatar a marcha neutra toda hora?

detalhes do Hyundai Creta Limited
detalhes do Hyundai Creta Limited [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Um dos maiores mitos que circula entre os motoristas de carros automáticos tem relação com o engate da marcha neutra, o modo N do câmbio, em paradas rápidas como semáforos. Não é necessário colocar o veículo nesta posição toda vez que ele não estiver andando. Deixar o modelo com a marcha engatada no modo Drive não compromete seu funcionamento e ajuda até em uma situação de emergência, por exemplo, para acertar o modelo na faixa e deixar uma ambulância passar.

Além disso, ficar mexendo várias vezes na alavanca e colocar e tirar a marcha neutra pode danificar o funcionamento do sistema de transmissão. Colocar o modelo no modo N é ideal apenas quando você ficar parado por bastante tempo.

Economiza combustível?

Manopla do câmbio/transmissão do Fiat Fastback Abarth
Fiat Fastback Abarth [Auto+/Luiz Forelli]

Outro dos diversos mitos em relação ao câmbio automático tem relação com a economia de combustível ao andar na “banguela”. Para que o carro fique neste modo, o condutor precisa colocar a alavanca no modo neutro. Todavia, esta prática é mais perigosa do que benéfica. Ter essa atitude em veículos que não possuem carburador não os deixa mais econômicos.

Ainda nesse sentido, essa decisão pode ser bastante prejudicial para o sistema de freios do carro. Ou seja, é melhor ter um pé mais leve e não acelerar tanto do que ter que trocar as pastilhas de freio com maior frequência do que o normal.

Gasta mais que o manual?

Antigamente, o câmbio automático tinha um funcionamento mais limitado e isso era condizente com a época. Por muitos anos, essa transmissão seguia com poucas marchas e suas trocas aconteciam de forma demorada. Com isso, criou-se uma ideia de que o carro automático gastava mais combustível que o manual. Os anos se passaram e esta tecnologia foi se aperfeiçoando. Agora, as transmissões podem contar com o mesmo número de marchas.

E as trocas automáticas agora entendem melhor a curva de torque dos motores. Tudo isso fez com que os modelos automáticos pudessem alcançar médias de consumo bem melhores. Hoje, um modelo automático consegue ter média de 10 km/l na cidade, algo impensável há muitos anos. Claro que depende da forma de conduzir, a potência do motor e o trânsito ao redor.

Dura menos que o câmbio manual?

Por ter bastante tecnologia embarcada, um dos mitos ao redor do câmbio automático tinha relação com sua durabilidade. Muitas pessoas acreditavam que eles tinham vida útil mais curta se comparada com as transmissões manuais. Isso não é verdade. A vida útil dos componentes dos veículos necessita de cuidados específicos para durem por muitos anos e suportem altas quilometragens.

Ou seja, não é porque a transmissão evoluiu ao longo dos anos e melhorou que você deve se descuidar dela. Ela precisa de atenção ao não funcionar corretamente. Então, fique atento aos sinais e cuide do fluído do câmbio. Essa substância é essencial para resfriar, proteger e lubrificar os componentes.

Você já tinha ouvido falar desses mitos? Tem outras dúvidas sobre o câmbio automático? Conte nos comentários


YouTube video

5 comentários em “Mitos e verdades sobre o câmbio automático”

  1. tải video YouTube

    É um ótimo artigo! Me faz lembrar quando meu pai, com 80 anos, acreditava que deixava o carro na neutra em semáforos para economizar combustível. Foi preciso uma explicação longa e um pouco dramática sobre os freios para convencê-lo. 😄 Os mitos sobre o câmbio automático são reais, mas acho que a principal máquina que precisa de cuidado é a mente do motorista!tải video YouTube

    • Jurandy Bispo

      O câmbio cvt da Renault Duster 2020/21 diz que não é necessário trocar o óleo do câmbio. O que vocês acham a respeito, A minha já está com 108.000km e ainda não fiz a troca e estou pensando em fazer.

      • Paulino

        Tenho a mesma dúvida, referente ao Citroen C4 2012.
        O manual não cita troca do óleo do motor, mas tudo mecânico recomenda a partir dos 80.000

  2. José Carlos Ires

    Ao desligar o carro, se faz necessário engatar o N, puxar o freio de mão, para depois colocar em P para depois desligar a chave?

  3. Elianai Andrade

    Colocar o câmbio no modo S em descida,é verdade que evito o uso dos freios?

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar