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O que são os airbags mortais e por quê eles são perigosos?

Um dos maiores recalls da história automotiva tem haver com os temidos "airbags mortais" da Takata. Você sabe os detalhes desse problema?

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Uma das histórias conhecidas é sobre os chamados “airbags mortais”. As bolsas infláveis, produzidas pela empresa Takata, saíram da produção com um defeito, e já até chegaram a matar pessoas. Mas, você sabe o que aconteceu?

É um caso grave, sendo que o principal problema está no insuflador. Essa peça abriga o gás que faz o airbag ser deflagrado, protegendo as pessoas envolvidas em um acidente.

O insuflador produzido pela Takata possuía trincas em seu corpo, com a abertura feita bruscamente. Sendo assim, ao ser deflagrado após uma colisão, os airbags saíam de uma maneira rápida e com pequenos estilhaços, que machucavam os ocupantes do veículo.

Airbags (divulgação)

Mortes registradas no Brasil

Na composição das bolsas infláveis, a Takata aplicava um pó de nitrato de amônio. Ele não tem alta incidência de explosão, mas também não pode ser aquecido diretamente tampouco umedecido.

Outro problema é que a montagem dos airbags da Takata acabam deixando pequenas frestas deixando passar a umidade. Com isso, as partes metálicas que compõe todo o conjunto são corrompidas, além de serem lançadas no momento da explosão das bolsas de ar, ferindo os passageiros.

Airbag Central Hyundai (divulgação)

Depois que mortes foram registradas, a Takata pediu para que as marcas fizessem um recall. Na vistoria, a peça é analisada e até trocada em caso de detecção de problemas.

Mais de 20 montadoras foram obrigadas a criarem uma campanha de chamado para solucionar o problema. Ao todo, mais de 100 milhões de automóveis foram impactados ao redor do mundo.

Airbags (divulgação)

No Brasil, sete pessoas já perderam a vida devido ao problema no airbag da Takata. Por aqui, 15 montadoras já fizeram e fazem constantemente o chamado para análise dos airbags mortais. Cerca de 91 modelos diferentes foram ou estão envolvidos nos recalls e de marcas como Ferrari, Audi, Volkswagen, Fiat, Subaru, Toyota, Honda, BMW, Chrysler, Ford, Jeep, Lexus, Mitsubishi, Nissan e Ram.

Você sabia dessa história? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários



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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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