Destaque Novidades

Maserati GranTurismo ressurge em nova geração com opção elétrica

Depois de se ausentar por quatro anos, Maserati GranTurismo volta totalmente repaginado e agora também elétrico
Maserati GranTurismo Trofeo [divulgação]
Maserati GranTurismo Trofeo [divulgação]
Compartilhar

Marca mais luxuosa do grupo Stellantis, a Maserati entrou em um intenso processo de renovação desde que lançou o SUV médio Grecale e o esportivo MC20. Só que faltava o grande representante da marca, o cupê esportivo GranTurismo. Ausente por quatro anos, ele está de volta em nova geração, que agora tem até opção 100% elétrica.

Nessa nova geração, a Maserati separou bem as três versões do GranTurismo. O modelo de entrada atende pelo nome de Modena e conta com motor Nettuno V6 3.0 biturbo com 490 cv e 61,2 kgfm de torque. Ele atinge os 100 km/h em 3,9 segundos e tem velocidade máxima limitada a 302 km/h.

Para identificar o GranTurismo Modena, basta olhar para os detalhes. Ele tem emblema e detalhes de carroceria cromados. A grade frontal é preta com bordas cromadas, enquanto os filetes internos são em preto.

Maserati GranTurismo Modena [divulgação]
Subindo para o GranTurismo Trofeo, o modelo mantém o motor Nettuno e a velocidade máxima inalterados. Contudo, a potência sobe para 550 cv e o torque é elevado a 66,3 kgfm. Isso resulta em um 0 a 100 km/h de 3,5 segundos. Aqui, os detalhes são em fibra de carbono (incluindo aerofólio), enquanto os logos ganham contorno vermelho e acabamento de cromo escovado.

Maserati elétrico

A grande estrela da linha, contudo, fica para a versão Folgore. Primeiro Maserati 100% elétrico da história, ele conta com absurdos 1.200 cv providos por três motores elétricos de 407 cv cada. Dois desses motores ficam na traseira e um na dianteira, provendo assim tração nas quatro rodas, mas com maior tendência traseira.

Maserati GranTurismo Folgore [divulgação]
Maserati GranTurismo Folgore [divulgação]
Segundo a marca italiana, ele chega aos 100 km/h em 2,7 segundos e só para de acelerar aos 320 km/h. Mas a autonomia não foi divulgada. Você identifica um GranTurismo Folgore pela ausência de saídas de escape e detalhes de carroceria em preto brilhante, enquanto logotipos usam tom de cobre. Por dentro ele não usa couro, mas nylon sintético reciclável Econyl.

Esteticamente pode até parecer que ele não é um modelo novo, mas não há nenhum painel de carroceria igual ao antigo Maserati. O visual foi inspirado nos novos lançamentos da marca, como fica claro pelo estilo vertical dos faróis – muito parecidos com os do Grecale e do MC20. O capô agora se estende pela lateral e engloba parte do para-lama.

Maserati GranTurismo Trofeo [divulgação]
Maserati GranTurismo Trofeo [divulgação]
Com um quê de Alfa Romeo, a traseira elegante chama atenção pelo volume do para-lama e pelas linhas delicadas e pouco marcadas. Imagens da cabine ainda não foram reveladas, mas considerando que a Maserati é o ponto mais alto de luxo dentro da Stellantis, não espere nada menos do que muito refinamento.

Maserati GranTurismo Modena [divulgação]
Maserati GranTurismo Modena [divulgação]

>>Stellantis vai mostrar nova RAM Dakota em 2023, mas em segredo

>>Sai Fiat, entra Chevrolet: nova Montana 2023 estará no BBB 23

>>Por R$ 56 mil, Tata Tiago EV é carro elétrico mais barato do mundo

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa