A Stellantis está a poucas semanas de anunciar um plano estratégico que pode ser decisivo para o futuro das marcas Alfa Romeo e Maserati. As duas montadoras italianas vêm passando por uma forte queda nas vendas e perderam espaço no mercado global, mesmo com lançamentos recentes. Agora, a solução passa por uma parceria, sem fusão, para cortar custos, dividir plataformas e salvar ambas da possível extinção.
A proposta está sendo chamada de sinergia inteligente e, segundo o CEO conjunto das duas marcas, Santo Filici, à mídia australiana e asiática, o plano já está estruturado e deve ser apresentado logo após a posse do novo CEO global da Stellantis, Antonio Filosa, marcado para o dia 23 de junho.
A ideia é que Maserati e Alfa Romeo sigam como marcas separadas, mas compartilhem elementos estratégicos como desenvolvimento de produto, estrutura organizacional, rede de concessionárias e até fábricas na Itália. Algo como Volkswagen e Audi fazem na Europa. Ou aqui no Brasil em que temos Jeep e Ram bem íntimas.
![Alfa Romeo Tonale [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/alfa_romeo_tonale_veloce_plug-in_hybrid_q4_836_edited-1200x722.jpg)
As vendas das fabricantes não andam bem. A Alfa Romeo fechou 2024 com uma queda estimada de 20% nas entregas, vendendo metade do que vendeu em 2018. Já na Maserati os volumes caíram mais de 50% no último ano.
Vale lembrar que em 2023 a Alfa Romeo apresentou o Tonale, primeiro carro eletrificado da marca, no caso, um SUV PHEV. Já a Maserati o Grecale, SUV elétrico lançado em 2022, e MC20, esportivo lançado em 2020. Ambos, contudo, não tem vendido o esperado pela Stellantis.
![Maserati MC20 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/2021-Maserati-MC20-4_edited-1200x719.jpg)
A Stellantis deu dez anos para cada uma de suas 14 marcas mostrar que é financeiramente viável. Caso contrário, o destino pode ser o fechamento ou venda. No caso da Maserati, rumores sobre uma possível venda foram negados pelos executivos. Isso se deu por causa das declarações de Carlos Tavares, ex-CEO do grupo, em agosto de 2024, dizendo que “não podemos manter marcas que não dão lucro”.
A Alfa Romeo, que havia anunciado planos de eletrificação total, também voltou atrás. O próximo Stelvio, SUV que será lançado até 2026, deverá continuar com a motorização a combustão, com versões híbridas. A linha de produção do modelo já está pronta na Itália, mas nenhum protótipo com motor a gasolina foi montado até agora.

O plano da Stellantis é aproveitar a plataforma STLA Large — que será base para o novo Giulia, o próximo Stelvio e modelos da Maserati como o Levante e futuros GTs eletrificados. Com isso, as duas marcas conseguem dividir os custos de engenharia e continuar com suas características próprias e evitam competir diretamente entre si.
A presença nos Estados Unidos também deve ser reavaliada, já que cerca de 30% das vendas da Maserati e 15% das da Alfa vêm de lá. A recente imposição de tarifas por parte do governo Trump complicou ainda mais a situação. A McKinsey, consultoria estratégica, foi contratada para ajudar a definir o futuro das duas divisões.
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O Tonale tem umna cara de anos 90/2.000…
Tive um 156. Carro excepcional. Podiam ter trazido a produção para cá. Torço para que as 2 consigam superar os problemas.
Marcas icônicas perdendo espaço por falta de design condizente. Automóveis que deveriam ser clássicos e imponentes, aderem aos modismos baratos e artificiais!