As marcas chinesas que chegaram ao Brasil trouxeram diversas carros importados para iniciarem seus estoques. Contudo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, está preocupada com o atual nível de veículos parados nos estoques aqui no Brasil. Existem mais automóveis esperando um dono do que aqueles que já foram vendidos.
O que acontece é que de janeiro até agosto de 2024, foram vendidos 72.476 carros chineses importados no Brasil. Mas, os estocados chegaram a mais de 81 mil unidades. Ou seja, o nível de veículos exportados para cá está maior até mesmo do que o nível de importações dos modelos fabricados em solo nacional.
Segundo Márcio de Lima Leite, atual presidente da Anfavea, os carros chineses eletrificados parados nos estoques não estão emplacados e só esperam um novo dono. O problema para ele é como esse número de modelos parados pode impactar o mercado brasileiro. Márcio chegou a comentar que eles poderiam provavelmente ser exportados para outros países próximos.
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Importações em alta
O que também preocupa os executivos da associação é o que as marcas chinesas como a BYD podem fazer para dar uma eliminada nos altos estoques. Isso incluiria promoções em seus veículos e isso causaria outra distorção nas vendas dos modelos fabricados por aqui. Um fator que pode explicar esse acúmulo de automóveis no estoque é o imposto de importação.
Até o ano passado, os carros importados, principalmente os eletrificados chineses, não possuíam essa tarifa e foi este motivo que fez as montadoras trazerem diversas unidades para cá. Dessa forma, eles poderiam ser vendidos com preços atrativos. Mas, desde o início de 2024, o imposto passou a valer e ele é cobrado de acordo com o nível de eletrificação do automóvel.
![BYD King [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/06/ZUNfbrDG-byd_king_2-1320x792.avif)
Para tentar frear essa onda chinesa, as autoridades competentes já cogitam iniciar a aplicação da taxa de 35% em cima do valor dos carros chineses importados o mais breve possível. Este valor seria atingido apenas em julho de 2026, nos planos iniciais.
Enquanto isso, o número de veículos importados já chegou em 279.578 unidades vendidas por aqui, o que representa um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2023. Mesmo com este número, agosto obteve uma pequena queda nas vendas se comparado com julho deste ano. Por outro lado, o número de exportações caiu consideravelmente.

No acumulado até agora, o número chegou em 242.613 carros enviados para outros mercados. No mesmo período de 2023, o valor cheio era de 295.457. Então, foi uma queda de 17,9%.
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Eu só acho que a Anfavea está preocupada com o mercado que era protegido só para eles. Por conta dos abusos dos fabricantes associados a ANFAVEA é que o chineses estão conquistando a braçadas um espaço significativo. Lembro de uma pesquisa em que pegaram um Honda City no México, exatamente igual do Brasil, acrescentando todas os custos de importação, impostos, margem de lucro do fabricante e concessionárias, e o preço do City mexicano ainda era mais baixo que o City brasileiro. Ou seja, os fabricantes instalados no Brasil não tem pena do consumidor brasileiro ao oferecerem presos extorsivos no Brasil.
Nem sei porque preocupação, ñ encheram o saco pro governo taxar os chinês k tava vendendo muito (invejosos, incompetente e acomodados o mercado de zero aqui no BR).
Agora estão xiando pra no mínimo cutucar os políticos ganancio$o$$$$$ pra inventar outra marscutaia pra prejudicar os Chineses. O chato k o povo acomodados ñ tá nem aí.
Ai fica procurando pentelho em saco raspado.