O ex-CEO da Stellantis, Carlos Tavares, fez uma declaração polêmica sobre a Tesla. Em entrevista ao jornal francês Les Echos, Tavares afirmou que a Tesla pode deixar de existir daqui 10 anos e que Elon Musk pode simplesmente decidir abandonar o setor automotivo para se dedicar a outras áreas que o fascinam, como robótica, SpaceX e inteligência artificial.
Tavares comentou ao jornal que “não dá pra descartar que Elon Musk simplesmente decida sair do setor automotivo”. Essa afirmação vem em um momento em que a Tesla está em queda nas vendas globais e um cenário de competição cada vez mais acirrado, ainda mais com o avanço das montadoras chinesas.
Queda de vendas
Só em 2024, as entregas da Tesla caíram de 1,8 milhão para 1,79 milhão de unidades, e a previsão é de que 2025 feche com cerca de 1,6 milhão de carros vendidos, bem abaixo das metas ambiciosas traçadas por Musk há alguns anos.

Vale lembrar também que Tavares deixou o comando da Stellantis ano passado após diversas divergências internas, principalmente em relação ao posicionamento e estratégia das marcas Jeep, Ram, entre outras, que tiveram brusca queda de vendas.
O executivo comentou ainda que não acredita que Musk consiga cumprir as metas necessárias para receber seu pacote de remuneração de US$ 1 trilhão, atualmente em votação entre os acionistas. “O valor de mercado da Tesla é estratosférico, e a perda de valor será colossal”, afirmou Tavares.

Outra questão que acaba reforçando essa teoria de Tavares é que a empresa de Musk vem diversificando seus negócios e apostando cada vez mais em áreas fora da indústria automotiva, como robôs humanoides e sistemas de IA.
E você, acha que a Tesla pode sair do setor automotivo? Compartilhe sua opinião nos comentários!



