Não é de hoje que a Nissan vem passando por momentos conturbados. Foram US$ 4,5 bilhões perdidos em 2024 e em 2025 também vem sendo desafiador. O plano global de reestruturação, chamado de Re:Nissan vai fechar fábricas, cortar funcionários e até já fechou o centro de design no Brasil. Agora, a companhia montou uma equipe de 3.000 funcionários dedicada exclusivamente a reduzir custos em seus carros.
Em apenas três meses, o grupo levantou 4.000 ideias, das quais 1.600 já foram consideradas viáveis. O objetivo é simplificar processos e eliminar gastos desnecessários. Ou seja, a Nissan busca maneiras viáveis de deixar seus carros mais baratos para salvar custos e melhorar a lucratividade. Entretanto, ela diz que a qualidade não vai cair.
Um exemplo curioso está nos encostos de cabeça — hoje, só o armazenamento dessas peças tem uma área equivalente a dois campos de tênis, o que faz os funcionários terem que percorrer até 30 mil passos por dia para buscar essas peças. Ao reduzir a variedade oferecida, a Nissan consegue cortar espaço e despesas pela metade.

Outro ponto de revisão está nos faróis. A fabricante japonesa hoje em dia tem feixes de luz mais largos do que a média da indústria. Mas, ao adotar padrões mais simples e já utilizados por concorrentes, eliminaria a necessidade de peças exclusivas.
Até mesmo os corantes usados nos tecidos dos bancos estão em análise. Como os vidros atuais já bloqueiam os raios UV, a empresa pode usar tinturas mais baratas e, consequentemente, reduzir drasticamente os custos de produção de seus carros.

A estratégia inclui ainda revisar logística, pré-montar componentes antes do envio às fábricas e ampliar a participação de fornecedores chineses, que possuem preços mais competitivos. Embora a Nissan esteja fazendo todos esses cortes, a marca, porém, insiste que não vai empobrecer seus modelos e garante que qualquer mudança vai passar por análise rigorosa para não afetar a experiência do consumidor.
A crise e o plano Re:Nissan
A montadora vive a maior crise financeira de sua história. No último exercício fiscal, reportou prejuízo líquido de 670 bilhões de ienes (cerca de R$ 26,3 bilhões) e se viu obrigada a captar R$ 32 bilhões para reforçar o caixa.

O plano Re:Nissan prevê economizar 500 bilhões de ienes (R$ 19,4 bilhões) até 2026, reduzir a produção global de 3,5 milhões para 2,5 milhões de veículos ao ano e elevar a taxa de utilização das fábricas para 85%.
Isso envolve fechar sete fábricas até 2027, como a histórica CIVAC no México onde produz o Versa e Frontier, Oppama no Japão, além da planta de Santa Isabel, na Argentina. Também estão na lista a Nissan Shatai Shonan, dedicada a veículos comerciais leves, e o estúdio de design em São Paulo, que será encerrado até março de 2026.

No total, vão ser 20.000 postos de trabalho eliminados, uma representação de 15% da força global da empresa. Só em 2025 foram 5.300 demissões nos EUA e na Tailândia, com mais cortes previstos para 2026. A Nissan também avalia vender sua sede em Yokohama, avaliada em US$ 698 milhões.
Acredita que a Nissan vai conseguir se recuperar ou esse pode ser o começo do fim? Deixe seu comentário!




Isso foi consequência da “ótima” administração do foragido Carlos Ghson, da finada aliava Renault-Nissan… Muito Marketing e elogiada pela imprensa paga, mostrou pouca efetividade. Veja aí a situação da Nissan. Ao fim teve que pagar para fugir e agora vive no seguro Líbano… o mundo é insano.
Nissan, uma marca muito importante, presente no Brasil, produtos de qualidade, peca em alguns aspectos sobre novos modelos, gostaria muito que essa marca permaneçam em nosso país, querido Brasil, até aqui, parabéns a marca.
Novo nissan kikis com motor 1.0 turbo câmbio de dupla embreagem do kardian .
Já foi uma grande desastre de economia da nissan , com uma estratégia de preços para enganar os clientes , Pacote tecnológico ate bacana !
Sou proprietário de nissam kikis2024 adoro o modelo exclusive !
Merece se recuperar, se fortalecer e retornar a crescer, pois tem carros excelentes, o novo sentra é lindíssima e um sedan de excelência, o Versa dentro da categoria é o mais lindo sedan e o novo Kicks ta um espetáculo, merece se reerguer sim!
Carros ruins. Muitos problemas ,no mundo inteiro, fizeram as vendas minguarem….e claro,com a ajuda dos chineses acabando com as marcas japonesas na Ásia inteira, pouco a pouco….Mitsubishi, Suzuki, Isuzu entre Outras (até a Honda pode estar numa situação complicada,haja visto que o casamento com a GM nos USA durou pouco , e posteriormente, o casamento Nissan-Honda não deu em. nada tb )
Já tive três carros da Nissan e só tenho elogios. Marca japonesa séria e confiável.
Torço para que volte a colher os frutos merecidos, afinal está se esforçando muito para colocar a casa em ordem e parece que tem feito lançamentos bem interessantes, provando que sabe fazer carros como muitas poucas hoje. Ao contrário da Ford não abandonou o Brasil, continua aqui investindo e produzindo, e por isso já merece o nosso respeito.
Quero o Leaf SV 2026 com preço competitivo aqui no Brasil !