A General Motors revelou que perdeu US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões) em lucro operacional no segundo trimestre de 2025 por conta das tarifas impostas pelo governo Trump sobre veículos e autopeças importadas. O prejuízo derrubou o lucro operacional do período para US$ 3 bilhões (aproximadamente R$ 16,5 bilhões) — uma queda de 32% em relação ao ano passado.
E a situação deve piorar. A GM está com a previsão de que pode perder entre US$ 4 bilhões e US$ 5 bilhões ao longo do ano por causa dessas medidas, mas a empresa também afirma que pode tomar ações para reduzir até 30% desse prejuízo.
A receita da empresa também caiu quase 2% em relação ao mesmo período do ano passado, fechando o trimestre com US$ 47 bilhões. As ações da GM recuaram cerca de 3% no pré-mercado após a divulgação dos resultados.
O que quer dizer lucro operacional?
O lucro operacional é o dinheiro que uma empresa realmente ganha com as suas atividades principais, como fabricar e vender carros no caso da GM.

Ele mostra quanto sobra depois de pagar todos os custos para continuar com o negócio funcionando, como salários, aluguel, matérias-primas e energia. Mas ainda não inclui impostos, juros de dívidas ou investimentos financeiros.
A montadora é a maior dos Estados Unidos em participação de mercado e emprega cerca de 162 mil pessoas no mundo todo. No setor automotivo americano, mais de 1 milhão de pessoas trabalham diretamente na produção de veículos.

Em carta aos acionistas, a CEO Mary Barra afirmou que a empresa está se preparando para um futuro mais estável e lucrativo, mesmo com as mudanças nas políticas comerciais e fiscais e do avanço acelerado da tecnologia. A GM revisou para baixo sua expectativa de lucro ajustado anual, que agora fica entre US$ 10 bilhões e US$ 12,5 bilhões.
As tarifas impostas por Donald Trump começaram em abril, com uma alíquota de 25% sobre veículos e peças produzidos fora dos EUA. Segundo o Yale Budget Lab, o americano médio agora enfrenta uma carga tarifária de 18,7%, a maior desde 1933.

Em meio à pressão, a GM anunciou em junho que vai investir US$ 4 bilhões em três fábricas nos EUA que ficam em Michigan, Kansas e Tennessee – nos próximos dois anos. Também já havia revelado um aporte de US$ 888 milhões em Nova York para a produção de uma nova geração de motores V8.
A ideia, segundo Mary Barra, é justamente reduzir a exposição às tarifas com produção local, que começa a operar dentro de 18 meses.

Apesar das perdas com os impostos, o restante do trimestre teve bom desempenho. As vendas nos EUA, principal mercado da marca, subiram 7% e a GM continuou com preços fortes em suas picapes e SUVs. Na China, a empresa voltou a lucrar, após prejuízo no mesmo período do ano anterior.
Outras montadoras também sentiram a ação de Trump. A Stellantis disse também que as tarifas devem impactar fortemente seus resultados no segundo semestre e já contabiliza perdas de cerca de US$ 350 milhões.
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