Destaque Novidades

Mini troca Cooper 4 portas por novo SUV compacto Aceman

Posicionado acima do Cooper e abaixo do Countryman, o novo Mini Aceman terá a missão de substituir o Cooper 4 portas
Aceman
Mini Aceman elétrico [Divulgação]
Compartilhar

O futuro será composto por diversos carros elétricos e híbridos. De olho nessa tendência, a Mini apresentará o Aceman, seu SUV compacto 100% elétrico no fim de abril, durante o Salão do Automóvel da China. O Aceman ficará posicionado acima do hatch Cooper e abaixo do SUV Countryman, substituindo o Cooper 4 portas. Seus principais atributos serão a tecnologia elétrica e o amplo espaço interno em relação ao hatch.

A Mini já testa os protótipos do seu SUV compacto nas ruas com certo nível de camuflagem, mas já dá para notar como ele será. Sua versão 100% elétrica deverá ter o visual um pouco mais comportado do que o conceito apresentado pela marca em 2022. Sua dianteira lembra um roedor, já que os faróis serão de LED e arredondados, a grade frontal será fechada e há uma ampla entrada de ar na parte inferior do para-choque. Sua carroceria é mais alta e mais encorpada do que a hatch Cooper.

O novo Mini Aceman elétrico mede 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,49 m de altura. Ou seja, ele é 21,7 cm mais comprimido do que o Cooper. Desse modo, ele oferecerá mais espaço para 5 passageiros e um porta-malas maior do que o do hatch. Por sua vez, ele é 35,4 cm menor do que o Countryman. Seu principal objetivo é preencher a lacuna entre o pequeno hatch e o SUV mais comprido, substituindo o Cooper 4 portas, que era desproporcional.

Aceman
Mini Aceman elétrico [Divulgação]

Quer um Aceman? Só terá ele elétrico!

A chefe da Mini revelou que o SUV compacto elétrico vai abrir portas para os clientes que desejam um modelo menor do que o Countryman. Stefanie Wurst ainda afirma que a eletrificação do portfólio da marca é uma afirmação clara sobre o futuro dos modelos. Então, o público pode esperar pelo Aceman somente elétrico. A montadora confirmou que ele vai utilizar a bateria do Cooper SE. Ela tem capacidade de 54,2 kWh.

Seu motor elétrico deve render 215 cv e terá a tração dianteira. Para agradar os clientes e até atrair novos olhares, o Mini Aceman terá a variante JCW, que é mais esportiva e que terá algumas pequenas mudanças mecânicas. Segundo apuração do portal estrangeiro Autocar, o Aceman dará às caras no Salão do Automóvel da China, o qual acontece em Pequim no dia 24 de abril. Sua produção começará no fim deste ano na China e a partir de 2026 ele também sairá da planta de Oxford, no Reino Unido.

Aceman
Mini Aceman elétrico [Divulgação]
Acha que o Aceman ficou mais legal que o Cooper 4 portas? Ansioso para conhecê-lo? Conte nos comentários

>>Toyota Hilux 2025 muda de visual e ganha motor semi-híbrido

>>Luigi ganha Montana e também é eliminado do BBB 24

>>Antes de chegar ao Brasil, Kia EV9 ganha prêmio internacional

 

Sobre o autor

Felipe Yamauchi

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Foi uma ótima jogada da MINI, mas achei o nome parecido com o falecido Paceman que era a versão “cupê” do Countryman. De volta à missão do carro, acho que faz sentido dentro do portfólio da marca que está muito enxuto

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa