Tradicional marca de motocicletas italianas e uma das mais antigas do mundo – fundada em 1911 –, a Benelli foi adquirida pelo grupo chinês QJ Motor em 2005 e, desde então, vinha recuperando a força do passado em alguns mercados europeus, exceto no ano passado, quando despencou nas vendas: a queda na Europa foi de cerca de 50%. Era hora de fazer algo impactante.
A marca acaba de anunciar que vai reforçar sua ofensiva no disputado segmento de motos médias ao revelar dois movimentos estratégicos: a estreia da inédita TNT 550 e a apresentação da versão definitiva de produção da nova TRK 602 X, modelo que assume o lugar da bem-sucedida TRK 502. Ambas têm chegada prevista ao mercado europeu ainda neste ano .
Os dois lançamentos compartilham o motor bicilíndrico paralelo de 554 cm³ fornecido pelo grupo QJ Motor. Na calibração full, o propulsor entrega 55 cv a 8.250 rpm e torque de 5,5 kgf.m a 5.500 rpm, posicionando a Benelli em linha direta com as principais referências da categoria.

Naked cheia de qualidades
Batizada oficialmente de Tornado Naked Twin 550, a TNT 550 aposta em uma receita conhecida, porém bem temperada. O chassi treliçado de aço sustenta um conjunto de suspensões totalmente ajustáveis, com garfo invertido de 41 mm na dianteira e monoamortecedor traseiro com regulagens de pré-carga e retorno.
O pacote tecnológico acompanha a proposta contemporânea: painel TFT colorido de 5 polegadas com Bluetooth e Wi-Fi, navegação integrada, dois modos de pilotagem (Normal e Sport), além de controle de tração e ABS com possibilidade de desativação.


Com assento a 805 mm do solo, peso em ordem de marcha de 195 kg e tanque de 15,5 litros, a naked italiana mira diretamente rivais como Suzuki GSX-8S e Yamaha MT-07.
Modelo mais vendido do marca
Já a TRK 602 X, best seller da Benelli na Europa, mantém a base mecânica, mas traz evoluções importantes. O motor passa a adotar virabrequim a 270 graus, acompanhado de caixa de ar revisada e novo sistema de escape, combinação que promete respostas mais consistentes em médias rotações.

O chassi treliçado de aço ganha seção frontal em alumínio e um subchassi traseiro redesenhado e mais leve, resultando em altura do assento de 825 mm.
Voltada ao uso aventureiro, a TRK 602 X recebe garfo invertido de 43 mm com 140 mm de curso na dianteira e monoamortecedor traseiro totalmente ajustável com 173 mm de curso.


As rodas raiadas, o conjunto de freios com discos duplos de 320 mm na frente, o tanque de 20 litros e o peso declarado de 235 kg reforçam o posicionamento touring.
Você conhecia a Benelli? Conte pra gente.


