Ao vivo
Home » Moto+ » Você conhece a Zontes? A marca que cresceu 189% em 2025

Moto+

Mais uma chinesa

Você conhece a Zontes? A marca que cresceu 189% em 2025

Chinesa, a Zontes é comandada no Brasil pelo mesmo grupo que atua com a Suzuki há 33 anos. E já é a 12ª marca mais vendida do país

3 min de leitura

No mercado de duas rodas, onde as gigantes tradicionais ditam o ritmo e o conservadorismo muitas vezes impera, surge uma história que merece atenção. É a Zontes que, sob o guarda-chuva do grupo J. Toledo, acaba de protagonizar um feito e tanto em 2025: um crescimento que não é apenas um número, é um salto quântico de 189% nas vendas.

No ranking de marcas, ela já é a 12ª mais vendida do país, curiosamente à frente da própria Suzuki (14ª no ranking). Enquanto o mercado geral de motos de média cilindrada avançava a passos de 18%, um número até digno, mas morno, a Zontes acelerou de zero a cem em poucos segundos, emplacando 6.694 unidades.

Convenhamos, isso não é obra do acaso. É a consolidação de uma estratégia que, em menos de três anos no Brasil, parece ter acertado o tom com o motociclista. A diretora executiva Fernanda Toledo fala em “sintonia com o consumidor”. E é exatamente isso.

Zontes E 350 [divulgação]
Zontes 350E [Divulgação]

O consumidor brasileiro alterou seu comportamento na compra. Ele não quer apenas uma moto, ele quer design arrojado, tecnologia aplicável ao uso no dia a dia e, a palavra mágica, custo-benefício que faça sentido no bolso. A Zontes entregou essa receita, validando um plano que agora mira na expansão da rede e no pós-venda — pontos cruciais para quem quer se manter relevante a longo prazo.

Scooter “fenômeno”

O grande trunfo é o scooter 350E. Desde que colocou as rodas no país, gerou burburinho e expectativa. Não é só um meio de transporte; virou um ponto de encontro, com os “zonteiros” formando uma comunidade online e em eventos reais. O 350E liderou as vendas da marca (37% do total). Acompanhando o sucesso, vêm a valente crossover T350X e a streetfighter R350, mostrando que a diversidade do portfólio atende a diferentes anseios.

No final das contas, o sucesso da Zontes é o espelho do bom momento do próprio Grupo J.Toledo/JTZ Motos, que também cresceu 40% no ano. É um recado claro para o mercado: as marcas tradicionais (como a própria Suzuki, que o grupo representa) que se cuidem, pois a Zontes chegou para ficar e está disposta a brigar forte por um lugar na garagem dos brasileiros.

Você já tinha ouvido falar da Zontes? O que achou dos seus modelos? Compartilhe conosco.


YouTube video

Deixe um comentário

Edu Pincigher

Eduardo Pincigher é jornalista formado pela PUC-SP e atua no setor automotivo desde 1989, sendo o autor da Coluna do Tio Edu com textos divertidos sobre o presente e passado do setor automotivo. Com passagens em diversas publicações e montadoras, hoje trabalha como assessor de imprensa e consultor de diversas empresas

Você também poderá gostar