A KTM acaba de acender um pavio no mundo das motocicletas superesportivas. A marca austríaca apresentou oficialmente a nova 990 RC R 2026, uma máquina que não veio para fazer figuração na garagem. Afinal, ela nasceu para acelerar forte, seja na pista ou no asfalto urbano. É o tipo de moto que carrega DNA de competição, mas sem abrir mão da usabilidade que o motociclista real precisa no dia a dia.
Uma combinação rara, ousada e, claro, com aquela assinatura laranja fluorescente que grita: Ready to Race.
Produzida em solo austríaco, a 990 RC R foi construída em cima de uma nova plataforma que inaugura uma fase mais agressiva da KTM no universo das esportivas de alta cilindrada.
O chassi tubular de aço, marca registrada da casa, foi reprojetado para rigidez e precisão, enquanto o subchassi em alumínio fundido reduz peso e colabora para uma ciclística afiada. No coração da fera, está o já conhecido e respeitado motor LC8c, agora atualizado para as exigências EURO5+: são 130 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, com apenas 57 kg de peso.

Mais dados técnicos da nova motocicleta da KTM
Traduzindo os números: resposta imediata, aceleração violenta e aquele empurrão que cola o piloto no tanque.
A aerodinâmica recebeu atenção de túnel de vento, com carenagem afiada, entradas de ar funcionais e ergonomia ajustada para atacar curvas sem piedade.
Os componentes acompanham o pacote premium: freios Brembo HyPure de 320 mm, suspensão WP APEX totalmente ajustável e painel TFT de 8,8” com modos de pilotagem para todos os humores (Rain, Street, Sport e Custom), além de pacotes opcionais Track e Supermoto para quem não aceita limitações eletrônicas.

A posição de pilotagem equilibra a agressividade das pistas com racionalidade de rua, graças às pedaleiras ajustáveis e ao tanque de 16 litros, que garante autonomia decente para viagens. Visualmente, ela é uma KTM raiz: linhas agressivas, carenagem compacta e duas combinações possíveis: laranja racing ou preto furtivo. Em ambas, o visual parece pronto para entrar no grid de largada de qualquer campeonato de superbikes.
Virá ao Brasil?
A produção global da motocicleta começa em outubro de 2025, e os austríacos já confirmaram uma versão mais extrema, 990 RC R Track, totalmente dedicada à pilotagem em circuito, prevista para fevereiro de 2026. Na Europa, a novidade também impulsiona a criação da KTM RC R Cup, categoria acessível voltada para revelar novos talentos.
E para quem vive no Brasil, a notícia é boa: a possibilidade de nacionalização do modelo em Manaus é real. O caminho já trilhado por outros modelos da KTM. Se isso se confirmar, as chances de ver (e ouvir) a 990 RC R rugindo pelas estradas brasileiras são enormes.
O que você achou da nova motocicleta da KTM? Está pronto para encarar essa laranja mecânica? Compartilhe sua opinião nos comentários!



