Às vezes, o mercado de motos ensina algumas lições importantes. Ele foca nos nichos. Ele busca clientes de características muito específicas, diferentemente da indústria automotiva, que, subserviente à lógica dos SUVs, parece que só enxerga esse segmento em seus lançamentos.
Afinal, quantos consumidores estariam dispostos a adquirirem uma moto esportiva com menos de 20 cv de potência? Talvez muitos. Ou bem poucos. Mas o fato é que lá está a Yamaha para oferecer uma alternativa!
E ela agora amplia a oferta de sua esportiva de entrada com a chegada da R15 ABS linha 2026, modelo que passa por ajustes pontuais no visual e estreia uma nova opção de cor, reforçando sua presença em um dos segmentos mais disputados do mercado nacional. Agora ela pode ser azul ou preta.

A proposta permanece clara: entregar uma motocicleta de 155 cc com DNA esportivo, mas perfeitamente adaptada ao uso cotidiano, combinando tecnologia, eficiência e desempenho em medidas equilibradas.
Sob a carenagem, a Yamaha R15 mantém o conhecido motor monocilíndrico de 155 cc com refrigeração líquida e Sistema de Atuação de Válvula Variável (VVA). O conjunto entrega 18,8 cv a 10.000 rpm e 1,5 kgf.m a 8.500 rpm, números que colocam o modelo entre as referências da categoria.






Yamaha oferece recursos de motos maiores
O câmbio de seis marchas trabalha em conjunto com a embreagem assistida e deslizante, solução que contribui para reduções mais suaves e menor esforço no manete, favorecendo tanto a pilotagem esportiva quanto o uso urbano.
Segundo dados do Instituto Mauá, o consumo urbano pode chegar a 54,7 km/l, o que, associado ao tanque de 11 litros, garante autonomia próxima dos 600 quilômetros.

A base ciclística segue como um dos pontos de destaque. O chassi Deltabox, a balança traseira em alumínio e as suspensões com calibração voltada ao dia a dia preservam o equilíbrio entre rigidez estrutural e conforto. Na dianteira, o garfo telescópico de 41 mm oferece 130 mm de curso, enquanto a suspensão traseira do tipo monocross conta com 97 mm de curso.
O sistema de freios utiliza discos nas duas rodas, com ABS de série, sendo 282 mm na frente e 220 mm atrás. As rodas de liga leve de 17 polegadas calçam pneus 100/80 na dianteira e 140/70 na traseira.

Motocicleta superequipada
Em termos de equipamentos, a R15 ABS 2026 mantém um pacote completo para a categoria. A iluminação é totalmente em LED, há lampejador de farol e o painel digital traz indicador de marcha, nível de combustível, consumo instantâneo e médio, além do aviso de atuação do VVA e Shift Light configurável, reforçando a proposta esportiva do modelo.
A linha 2026 chega às concessionárias nas cores X-Black, com acabamento em preto fosco, e Racing Blue, tradicional azul metálico da marca. O preço público sugerido é de R$ 23.390, sem incluir frete.


Como parte do pacote, a Yamaha oferece três anos de garantia e o programa de Revisão Preço Fixo, reforçando o posicionamento da R15 ABS como uma esportiva acessível, racional e pronta para enfrentar a concorrência no segmento de entrada.
Você teria uma moto esportiva de baixa cilindrada? Dê sua opinião nos comentários.


