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Nova Ducati Monster começa a ser produzida na Itália

Primeira unidade da quinta geração da Ducati Monster saiu da linha de montagem: festa na fábrica de Borgo Panigale para o novo ícone da marca

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A Ducati iniciou em Borgo Panigale a produção da nova Monster, que inaugura a quinta geração de um dos nomes mais emblemáticos da marca. Desde 1992, a fórmula permanece cristalina: “tudo o que você precisa, nada além disso”. Um conceito simples e genial que criou uma comunidade global — os Monsteristi — e ajudou a moldar o imaginário das nakeds esportivas.

Completamente redesenhada, a Ducati Monster 2026 retoma os códigos visuais da primeira geração e os traduz para a era moderna. Estão de volta o farol envolto pelos ombros do tanque, o assento em peça única e a rabeta curta e leve. O conjunto, porém, é mais tecnológico, mais compacto e, acima de tudo, mais leve: são 175 kg a seco, recorde entre os motores de quatro válvulas.

O novo V2 com distribuição variável (IVT) é o protagonista dessa evolução. Mais compacto e eficiente, entrega suavidade em baixa, força no meio e potência em alta, com 80% do torque máximo disponível entre 4.000 e 10.000 rpm. E estabelece um novo patamar na categoria com intervalo de 45.000 km para verificação das folgas de válvulas.

Ducati Monster 2026 [Divulgação]

A arquitetura também mudou. O motor agora participa da estrutura, conectado a um chassi monocoque e a um braço oscilante inspirado no da Panigale V4. A subestrutura traseira combina treliça e tecnopolímero. O pacote reduz peso, aumenta a agilidade e mantém a estabilidade, auxiliado por suspensão Showa ajustada para conciliar conforto urbano com precisão nas serras. A típica alma dupla da Monster.

Até altura do banco é nova

A posição de pilotagem ficou mais acessível e amigável: banco a 815 mm (podendo cair para 775 mm com assento rebaixado e kit de redução) e guidão mais alto e avançado, que melhora controle e ergonomia.

A eletrônica acompanha a ambição do projeto. Quatro modos de pilotagem (Sport, Road, Urban e Wet) e um pacote completo com DTC, DWC, EBC e ABS Cornering. O painel TFT de 5’’ oferece interface refinada, compatibilidade com o Ducati Multimedia System e navegação turn-by-turn, além de modos de exibição otimizados para dia ou noite.

Para quem quer deixar a moto com assinatura própria, a Ducati Performance lista acessórios como peças em fibra de carbono, componentes usinados, banco esportivo em Alcantara e escapamentos homologados com ponteiras em titânio e carbono desenvolvidos com a Termignoni. Mais leves e com aquele tempero sonoro inconfundível.

A nova Monster chega às concessionárias em fevereiro de 2026 nas cores Ducati Red e Iceberg White, nas versões Monster e Monster+, com para-brisa e capa de banco do passageiro. Ambas também terão opção de 47,6 cv para habilitação A2 na Europa.

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Edu Pincigher

Eduardo Pincigher é jornalista formado pela PUC-SP e atua no setor automotivo desde 1989, sendo o autor da Coluna do Tio Edu com textos divertidos sobre o presente e passado do setor automotivo. Com passagens em diversas publicações e montadoras, hoje trabalha como assessor de imprensa e consultor de diversas empresas

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