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Nova Honda Transalp: o mito renasce. E mais potente

Fora das prateleiras da Honda desde 2014, a Transalp é relançada no país para fazer bonito no segmento das big trail de “entrada”

3 min de leitura

A Transalp sempre ocupou um espaço especial no imaginário dos motociclistas brasileiros. A XL700V, chegou em 2011, e virou um clássico instantâneo: motor V-Twin de 680 cc, construção sólida, conforto exemplar e aquela agilidade que transformava uso urbano e estradão em território familiar.

A nova XL750 Transalp bebe dessa fonte com inteligência. Afinal, não tenta reinventar o mito, apenas o atualiza para um mundo mais exigente e conectado. Em um segmento altamente povoado com modelos de 900 cm3 (ou mais), escolher bem o exemplar de entrada é uma estratégia fundamental.

A interpretação moderna da aventureira traz linhas limpas, carenagem inspirada na Africa Twin e um para-brisa em Durabio™ que trabalha a aerodinâmica para reduzir turbulências na altura do capacete. O resultado é uma bigtrail que parece sempre pronta para ir mais longe.

Honda XL750 Transalp [Divulgação]

Já o conjunto óptico duplo de LED reforça a assinatura visual robusta, enquanto a ergonomia foi pensada para longas horas: assento a 855 mm, posição ereta e espaço de sobra para pilotagem em pé no off-road.

Motor da Hornet 750

O novo bicilíndrico paralelo de 755 cc, o mesmo da Hornet, mas com personalidade própria, entrega 69,3 cv e 7,04 kgf.m, priorizando torque útil, suavidade e consumo moderado. O cabeçote Unicam com dutos Vortex Flow, o virabrequim de 270° e o acelerador eletrônico definem um motor cheio de alma, com respostas precisas e sonoridade envolvente.

São seis modos de pilotagem, do esportivo ao chuva, incluindo duas opções totalmente configuráveis e a possibilidade de desligar o ABS traseiro.

Na ciclística, a Transalp mostra por que leva a fama de equilibrada: chassi Diamond de apenas 18,3 kg, suspensões Showa de alta especificação (200 mm na dianteira e 190 mm na traseira) e rodas raiadas 21/18 que a deixam confortável na estrada e competente na terra. Os freios com discos Wave e o ESS, que acende os piscas em frenagens bruscas, reforçam a segurança.

Além disso, o painel em TFT de 5 polegadas e o comando retroiluminado no punho esquerdo modernizam a interação. A arquitetura elétrica com CAN e BCU diminui cabos, otimiza comunicação e facilita diagnósticos.

Linha de acessórios

A Honda ainda preparou uma linha farta de acessórios: top box de 50 L, malas laterais, protetores, para-brisa alto, faróis auxiliares e pedaleiras rally. Para completar, roupas técnicas da Honda Store em parceria com a Alpinestars.

Chegando às concessionárias em dezembro, a XL750 Transalp 2026 terá garantia de 3 anos com Honda Assistance estendido para boa parte da América do Sul. Preço sugerido: R$ 65.545, nas cores branco perolizado ou preto metálico. Uma big trail pensada para cruzar a cidade, o país, e, se o piloto quiser, o continente, com a mesma naturalidade da lenda que lhe deu origem.

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Edu Pincigher

Eduardo Pincigher é jornalista formado pela PUC-SP e atua no setor automotivo desde 1989, sendo o autor da Coluna do Tio Edu com textos divertidos sobre o presente e passado do setor automotivo. Com passagens em diversas publicações e montadoras, hoje trabalha como assessor de imprensa e consultor de diversas empresas

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