Ao vivo
Home » Moto+ » Scooter híbrido usa o mesmo sistema EREV da Leapmotor

Moto+

Extensor de autonomia

Scooter híbrido usa o mesmo sistema EREV da Leapmotor

Fabricado pela SYM, o PE3 alcança 325 km de autonomia e, quando for lançado, deverá custar 2.500 euros no mercado europeu

3 min de leitura

A SYM avança mais uma casa no tabuleiro da mobilidade elétrica ao colocar em fase avançada de desenvolvimento o PE3, um scooter de autonomia estendida (EREV) que combina propulsão elétrica com um motor a combustão atuando exclusivamente como gerador.

É exatamente o mesmo princípio adotado pelo recém-lançado Leapmotor C10. Após meses de testes e exibições públicas desde sua apresentação conceitual no ano passado, o projeto dá sinais claros de maturidade e deixa para trás o rótulo de experimento.

O PE3 adota uma arquitetura híbrida pouco comum no segmento: a tração da roda traseira é feita apenas por um motor elétrico, enquanto o pequeno motor a gasolina entra em ação somente quando o nível da bateria cai, com a função de gerar energia.

SYM PE3 [divulgação]

A proposta é preservar a experiência típica de um veículo elétrico — silêncio, suavidade e entrega imediata de torque —, mas eliminar a ansiedade de autonomia que ainda afasta parte dos consumidores.

Meio de transporte urbano

Do ponto de vista técnico, o scooter utiliza um motor elétrico de 4 kW (equivalente a cerca de 5,4 cv), com torque aproximado de 18 Nm (1,84 kgfm), alimentado por uma bateria de 1,5 kWh. Em modo totalmente elétrico, a autonomia pode chegar a até 58 km, número adequado para o uso diário.

Já com o sistema de geração a combustão em funcionamento, a autonomia combinada pode alcançar até 325 km, sendo que o saldo é garantido pelo apoio do motor a gasolina.

A eficiência é outro ponto que chama atenção. No modo de autonomia estendida, o consumo estimado pode chegar a expressivos 89 km/l de gasolina. A recarga da bateria pode ser feita em tomadas domésticas convencionais, de 110 V ou 220 V, sem a necessidade de infraestrutura específica, o que amplia a praticidade no uso cotidiano.

SYM PE3 [divulgação]

Ainda sem preço oficial ou data de lançamento confirmada, o SYM PE3 é estimado entre 2.100 e 2.500 euros no mercado europeu. Se confirmado, o modelo pode ocupar um interessante espaço intermediário entre os scooters elétricos puros e os tradicionais modelos a combustão, oferecendo uma solução de transição para mercados que avançam na eletrificação, mas ainda enfrentam limitações de infraestrutura.

Você gosta deste tipo de solução tecnológica para modelos hibridos? Dê sua opinião nos comentários.

YouTube video

Deixe um comentário

Edu Pincigher

Eduardo Pincigher é jornalista formado pela PUC-SP e atua no setor automotivo desde 1989, sendo o autor da Coluna do Tio Edu com textos divertidos sobre o presente e passado do setor automotivo. Com passagens em diversas publicações e montadoras, hoje trabalha como assessor de imprensa e consultor de diversas empresas

Você também poderá gostar