Home » Moto+ » Start-up de Cingapura cria sistema ADAS para motos

Moto+

Em prol da vida!

Start-up de Cingapura cria sistema ADAS para motos

O nome da tecnologia é RiderDome ARAS. Usa IA e avisa o piloto do risco de acidentes diretamente dentro do capacete

3 min de leitura

A EICMA 2025, que acontece em novembro, em Milão, será mais do que um show de motos, e sim o palco de uma revolução na segurança sobre duas rodas. A startup RiderDome, de Cingapura, apresentará o RiderDome ARAS, o primeiro sistema de segurança totalmente conectado e impulsionado por inteligência artificial do mundo. É uma espécie de ADAS para motos.

Com uma plataforma baseada em edge AI e visão computacional, o sistema é capaz de reconhecer perigos em tempo real e alertar o piloto instantaneamente, reduzindo de forma significativa o risco de acidentes. É a tecnologia atuando como um verdadeiro copiloto digital, sempre atento, mesmo quando o reflexo humano falha por milésimos de segundo.

Mas o avanço não para por aí. O RiderDome ARAS coleta e envia dados de condução para a nuvem, oferecendo uma base valiosa para frotas corporativas, seguradoras e operadores de mobilidade. Com essas informações, é possível ajustar políticas de segurança, aprimorar treinamentos e traçar estratégias de prevenção cada vez mais eficazes. Um passo concreto rumo a uma mobilidade mais inteligente e previsível.

ADAS para motocicletas
RiderDome ARAS [Divulgação]

O sistema funciona de modo semelhante ao ADAS automotivo e conta com sinalização realizada diretamente na viseira do capacete. Entre os principais recursos, está a detecção e prevenção de colisões, que reconhece veículos, pedestres e obstáculos próximos, emitindo alertas visuais e sonoros. Estudos indicam que tecnologias desse tipo podem reduzir acidentes em até 30%.

Tem até piloto automático

O aviso de saída de faixa monitora as marcações da pista e avisa caso o piloto saia involuntariamente da trajetória. Algo importante, já que cerca de 20% dos acidentes estão ligados a esse tipo de ocorrência.

Outro destaque é o controle de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade para manter distância segura do veículo à frente, reduzindo o cansaço e o risco de colisões traseiras (28% dos acidentes). Com o monitoramento de ponto cego, sensores laterais identificam veículos em faixas adjacentes e alertam o motociclista antes de uma ultrapassagem insegura.

RiderDome ARAS [Divulgação]

Mais do que tecnologia, o RiderDome ARAS representa uma nova filosofia de segurança ativa, tornando a pilotagem mais inteligente, previsível e protegida — sem tirar o prazer de estar no controle.

Você adotaria essa tecnologia para andar de moto no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários.

YouTube video

Deixe um comentário

Edu Pincigher

Eduardo Pincigher é jornalista formado pela PUC-SP e atua no setor automotivo desde 1989, sendo o autor da Coluna do Tio Edu com textos divertidos sobre o presente e passado do setor automotivo. Com passagens em diversas publicações e montadoras, hoje trabalha como assessor de imprensa e consultor de diversas empresas

Você também poderá gostar