A Triumph avança para o enduro e apresenta suas primeiras motocicletas produzidas na planta britânica voltadas a essa modalidade: as novas TF 250-E e TF 450-E.
A marca já havia aberto caminho no off-road quando havia lançado a TF-X, idealizada para o motocross. O novo movimento consolida a estratégia da marca de ampliar sua presença no universo off-road, agora com máquinas desenvolvidas desde o zero para as competições.
Ambas trazem motores monocilíndricos de arrefecimento líquido, equipados com corpos de borboleta Dell’Orto de 44 mm, embreagem Exedy derivada das competições, válvulas de titânio Del West e pistões forjados de alumínio König — um conjunto projetado para oferecer respostas imediatas, leveza e durabilidade extrema.

O gerenciamento eletrônico inclui dois mapas de pilotagem, controlados por um novo software desenvolvido em parceria com a Athena, permitindo adaptar o comportamento da moto a diferentes estilos e condições de terreno.
Tecnologia de ponta para fazer bonito nas competições
O chassi, compartilhado pelas duas versões, é uma estrutura de viga central em alumínio soldada à mão, solução que combina rigidez e baixo peso. A suspensão Kayaba completa o pacote com garfo dianteiro de 48 mm e amortecedor traseiro ajustável em três vias, garantindo sensibilidade e precisão nas respostas — seja em trilhas técnicas, seja em provas de longa duração.

O sistema de freios Galfer traz discos de 260 mm na dianteira e 220 mm na traseira, atuando com pinças flutuantes Brembo. O conjunto revela o cuidado típico da Triumph em unir performance de alto nível e acabamento primoroso.
Com as TF 250-E e TF 450-E, a Triumph dá um passo histórico e entra oficialmente no enduro competitivo, levando ao segmento a mesma combinação de engenharia meticulosa e espírito esportivo que consagrou a marca nas pistas e nas estradas.
Você gostou das novas motos da Triumph? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários.



