Linha 150 renovada

Yamaha altera visual de Factor 150 e Fazer FZ 15 na linha 2025

Para completar o ciclo de renovações, a Yamaha trouxe novidades para os modelos 150 de Factor e para a FZ 15

Yamaha Factor DX [divulgação]
Yamaha Factor DX [divulgação]

Para encerrar o ciclo de renovações no Brasil, a Yamaha apresentou novidades para a linha Factor 150 e também para o modelo FZ 15. Entretanto, essas duas linhas só serão lançadas em janeiro de 2025, e os preços também serão divulgados apenas no começo do ano que vem, mais próximo do início das vendas.

Um dos modelos de entrada da marca no país, a Factor 150 ganhou um visual renovado, principalmente na dianteira, além de ter novas carenagens. O farol tem novo formato, sendo menor, e com luz de LED. E agora há uma versão DX, com acabamento mais refinado. No caso desse modelo, há ainda a luz de posição em LED, juntamente com o novo farol.

Os dois modelos ganharam painel do tipo blackout, com tela LCD e indicador de marchas e função ECO. A Yamaha adicionou um spoiler de motor na Factor 150, para dar um ar mais esportivo, e o tanque do combustível agora tem bocal no estilo aviador. A Factor DX ainda pode ser equipada com alguns acessórios exclusivos, como a tomada USB e cavalete central.

O motor continua sendo o de 150 cc BlueFlex. Ele entrega 12 cv com etanol e 1,3 kgfm de torque, e a transmissão é a manual de cinco marchas. O tanque de combustível tem capacidade de 15,4 litros.

A Factor 150 tem suspensão dianteira com garfo telescópico de 120 mm de curso, e balança traseira com 111 mm de curso. Os freios são combinados, sendo a disco na dianteira e a tambor na traseira. O pneu traseiro ficou mais largo, tendo 18 polegadas e medida 100/80. Na dianteira, o aro é igual, mas o pneu tem medida 80/100.

Yamaha Factor DX [divulgação]
Yamaha Factor DX [divulgação]

Yamaha Fazer FZ 15

No caso da Fazer FZ 15, o modelo tem uma proposta mais esportiva que a Factor, ao menos no visual. Seu motor também é flex, mas tem um pouco menos de potência, desenvolvendo 11,7 cv e 1,3 kgfm de torque, também associado ao câmbio manual de cinco marchas.

Em relação às mudanças, há um novo spoiler de motor e nova tampa de proteção do escapamento, agora pintada de preto. O painel também é novo, sendo LCD do tipo blackout e conectividade com o sistema Y-Connect, via bluetooth. Uma tomada 12V agora está presente na moto.

Yamaha Fazer FZ 15 [divulgação]
Yamaha Fazer FZ 15 [divulgação]

A Yamaha Fazer FZ 15 tem farol com projetor, luz de posição e lanterna em LED. A suspensão traseira é monocross, para absorver melhor os impactos, com curso de 44 mm. Na dianteira, o curso é de 130 mm. Os freios são a disco nas duas rodas, com ABS na frente.

Cores

A Yamaha Factor será vendida nas cores Sports White (branco sólido), Red Hot (vermelho metálico) e Black Eclipse (preto sólido). Já a Factor DX poderá ser comprada nas cores Midnight Black (preto metálico) com rodas douradas, Matt Black (preto fosco) com rodas em verde-limão, e Racing Blue (azul metálico) com rodas também em azul. 

Yamaha Fazer FZ 15 [divulgação]
Yamaha Fazer FZ 15 [divulgação]

No caso da Fazer FZ 15 2025, ela vai ser vendida nas cores Titanium Grey (cinza fosco) com rodas vermelhas, Matt Green (verde fosco), Racing Blue (azul metálico) e Magma Red (vermelho metálico). Tanto a Factor quanto a Fazer FZ 15 chegam às lojas em janeiro e o preço não foi divulgado. A garantia é de três anos e as revisões têm preço fixo.

Yamaha Fazer FZ 15 [divulgação]
Yamaha Fazer FZ 15 [divulgação]

Gostou das novidades da Yamaha para o Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.