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Motores a gasolina e diesel serão proibidos na Europa em 2035

Parlamento Europeu aprovou a lei que proíbe motores a gasolina e a diesel nos países do bloco, mas texto ainda precisa ser aprovado no Conselho

Preços dos combustíveis
[divulgação]

O Parlamento Europeu definiu nesta semana a proibição dos motores a gasolina e diesel a partir de 2035. Depois de quase dois anos de discussões e negociações, enfim o Parlamento aprovou o texto que era discutido desde julho de 2021, quando a Comissão Europeia apresentou a primeira proposta.

O texto aprovado define o ano de 2035 como o limite para a venda de carros e caminhonetes novas com motores a combustão. E isso inclui também os modelos híbridos, exigindo que só haja modelos totalmente elétricos a partir da data estabelecida.

Porém, há exceções. Pequenas montadoras, cuja produção seja inferior a 10 mil carros por ano, podem negociar por normas menos rigorosas até 2036. Isso abre uma brecha para que empresas como Ferrari, Lamborghini, Aston Martin e Pagani, por exemplo, tentem algum acordo para seus supercarros.

Honda Civic e:HEV [divulgação]
Honda Civic e:HEV [divulgação]
Além de determinar um limite para os motores a combustão, a lei estabelece que as montadoras deverão reduzir em 55% os índices de emissão de seus carros a partir de 2030, quando comparado com os níveis de 2021. Porém, os carros usados que utilizam motores a gasolina e a diesel poderão seguir rodando, já que nenhum prazo para a proibição destes modelos foi definido. 

A grande questão é se os carros movidos a combustível sintético, o e-Fuel, poderão burlar essa proibição. Afinal, Porsche e Audi estão apostando nessa nova tecnologia para manter a produção de carros a combustão. E o novo regulamento da Fórmula 1, previsto para 2026, vai exigir o uso desses combustíveis em seus motores, o que tem atraído o interesse das montadoras para a categoria.

Peugeot e-208 2023 [divulgação]
Peugeot e-208 2023 [divulgação]
Resta aguardar a aprovação final da lei para compreender como ficarão essas questões. Afinal, embora tenha sido aprovado pelo Parlamento Europeu, o texto da lei ainda precisa passar pelo Conselho Europeu, para poder entrar em vigor. A previsão é que isso aconteça já em março, quando o Conselho vai se reunir. 

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