Destaque

Nenhum Renault passará mais de 180 km/h em breve

Tal qual fez a Volvo, Renault e Dacia limitarão a velocidade máxima de seus carros em nome da segurança

Renault Sandero GT-Line [Auto+ / João Brigato]
Renault Sandero GT-Line [Auto+ / João Brigato]

Com um terço dos acidentes fatais causado por excesso de velocidade, a Renault decidiu cortar essa regalia em seus próximos carros. Tanto os modelos da marca francesa quanto os Dacia não poderão mais ultrapassar 180 km/h. Além disso, medidas mais enérgicas quanto ao excesso de velocidade serão tomadas.

Em entrevista ao Spigel, o CEO da Renault, Luca de Meo, detalhou o que fará para reduzir o número de acidentes envolvendo carros da marca. A limitação de velocidade já tinha sido aplicada pela Volvo em seus automóveis e será seguida pela francesa. Contudo, eles irão além.

Os carros contarão com sistema Safety Coach que ajustará automaticamente a velocidade máxima do carro de acordo com a legislação local. Condições de pavimento e tempo também afetarão o quanto aquele Renault ou Dacia poderá atingir de velocidade.

Renault Zoe 2022 [divulgação]
Renault Zoe 2022 [divulgação]
A ideia é fazer com que os motoristas se conscientizem que o excesso de velocidade é perigoso e desnecessário. Salvo nas Autobahns alemãs que não têm limite de velocidade, grande parte da Europa limita os motoristas a até 130 km/h. A medida da Renault vai bem além disso como padrão.

Ainda sem citar se a medida de segurança será aplicada em outros países fora da Europa, o Brasil poderá não ser afetado. Vale lembrar que hoje o único Renault a passar de 180 km/h é o Sandero RS com seu motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 150 cv e 20,9 kgfm. Ele tem velocidade máxima de 202 km/h.

Renault Sandero RS [divulgação]
Renault Sandero RS [divulgação]
Ou seja, mesmo que a Renault force os modelos nacionais a não ultrapassar os 180 km/h, somente um modelo da marca chega a tal velocidade. Outro ponto é que a marca francesa não citou a marca de esportivos Alpine como adotante dessa medida de segurança.

>>Zoe 2022 reestilizado chega ao Brasil por R$ 204.990

>>Renault Kiger de entrada realmente parece um Kwid gigante

>>Logan 1.6: old-school surpreendentemente divertido | Avaliação