Na hora de escolher um carro, SUV ou caminhonete, há quem priorize racionalidade e versatilidade, enquanto outros consumidores, quando o dinheiro não é um impeditivo, buscam um carro insano transmitindo algo a mais ao volante. Entre marcas generalistas e premium, o mercado brasileiro abriga hoje verdadeiros jatos sobre rodas, capazes de entregar uma dirigibilidade colossal.
Por isso, escolhemos cinco carros absurdos e insanos ao volante disponíveis em nosso mercado. Há opções para todos os gostos: de um utilitário esportivo com mais de 600 cv a um esportivo com a clássica precisão japonesa, além de uma caminhonete média preparada para literalmente saltar no fora de estrada.
Honda Civic Type R

O Honda Civic Type R é sui generis desde a concepção à dirigibilidade, além do visual de carro de corrida, com a carroceria alargada e próxima ao solo, junto da grande asa montada sobre a tampa do porta-malas. Ele cobra a partir de R$ 429.900 e, em contrapartida, entrega usabilidade diária junto de uma dinâmica irrepreensível em curvas.
Concorrente do Toyota GR Corolla, combina um motor 2.0 de quatro cilindros com injeção direta e sobrealimentado por turbocompressor, casado ao câmbio manual de seis marchas, para render 297 cv e 42,8 kgfm. Com tração dianteira, as rodas de 19 polegadas calçam pneus 265/30, e os freios empregam pinças da renomada Brembo.
Ford Ranger Raptor

A Ford faz a alegria do público entusiasta ao oferecer o Ford Mustang Dark Horse (a partir de R$ 649.000), com 507 cv e 57,8 kgfm, mas, para quem deseja uma caminhonete média intempestiva, há a Ranger Raptor por iniciais R$ 490.000. Assim como o Honda Civic Type R, é ímpar, principalmente pelas capacidades no asfalto e na terra.
Sob o capô, o propulsor V6 3.0 biturbo a gasolina trabalha em conjunto com o câmbio automático de dez marchas para render 397 cv e 59,4 kgfm. Além do visual intimidador, as suspensões usam amortecedores Fox, que adaptam a dureza em tempo real, bem como o utilitário oferece sete modos de condução e rodas de 17 polegadas com pneus 285/70.
BMW M2 CS

Dizem que os melhores perfumes estão nos menores frascos, e o cupê bávaro está à venda em duas opções: M2 (parte de R$ 673.950) e o radical M2 CS (R$ 980.950). Com preço similar ao do Porsche 911 Carrera (R$ 980.000), esse cupê esconde sob o capô um seis cilindros em linha 3.0 M TwinPower Turbo conectado ao câmbio automático de oito marchas, para render 510 cv e 66,3 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.
Tudo isso com o plus da tração traseira. Além disso, o peso é aliviado em 30 kg, com o uso abundante de fibra de carbono no teto, capô, difusor traseiro, spoiler traseiro em formato ducktail, e o visual do BMW M2 CS (sigla para Competition Sport) chega aos 200 km/h em 11,7 segundos. A velocidade máxima é de 302 km/h.
Mercedes-AMG G 63

O Mercedes-AMG G 63 nasceu inicialmente com proposta militar, mas esse Geländewagen é exclusivo pelo icônico desenho quadrado da carroceria e o preço a partir de R$ 2.039.900. Só que ele é mais do que um veículo todo-terreno: é a expressão máxima de que os clássicos não morrem, apenas evoluem, tal como o Porsche 911.
Algo ímpar desde a batida de porta até o extremo luxo interno, enquanto sob o capô o motor V8 4.0 biturbo com sistema híbrido leve entrega colossais 585 cv e 86,7 kgfm, possibilitando uma relação peso-potência de 4,51 kg/cv, para acelerar aos 100 km/h em 4,4 segundos, mesmo com um peso de 2.640 kg.
Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
![Porsche Cayenne Turbo e-Hybrid [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/porsche_cayenne_turbo_e-hybrid_4_edited-1200x719.jpg)
Paralelamente ao 911 GT3 RS, em um mundo dominado por utilitários esportivos, um SUV absurdo à venda em nosso mercado é o Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid. Afinal, sua mística está no motor V8 4.0 de 612 cv e 81,57 kgfm associado a um conjunto elétrico, com motor elétrico de 176 cv e 47 kgfm, oferecendo combinados 739 cv e 96,9 kgfm.
Números de desempenho que possibiitam fazer de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atingir 295 km/h de velocidade máxima. Além disso, utilizando somente a energia armazenada na bateria com capacidade bruta de 25,69 kWh é possível cravar uma máxima de 135 km/h. Sem esquecer de oferecer versatilidade por conta do porta-malas de 539 litros.
E você, qual carro insano compraria? Compartilhe sua opinião nos comentários!



