A Denza finalmente desembarca no Brasil com apoio da BYD. A fabricante chinesa nasceu em 2010 como uma parceria entre BYD e Mercedes, e mesmo com a saída da Mercedes em 2024, muita coisa do DNA premium ficou. Agora, com a BYD, três modelos estão confirmados no Brasil, com o SUV parrudo B5, o Z9 GT e a minivan de luxo D9.
Denza B5 abre a operação no Brasil
O B5 é o mais importante porque começa a ser vendido ainda em novembro, mesmo sem preço revelado. Ele é conhecido na China como Fang Cheng Bao 5 e segue exatamente a proposta dos SUVs off-road premium que estão ganhando força por aqui. Pensa em algo na pegada de GWM Tank 300, Jeep Wrangler Rubicon e Land Rover Defender. É isso.
O SUV usa a mesma plataforma com longarinas da picape BYD Shark. Ele tem quase cinco metros de comprimento, dois metros de largura, 1,92 m de altura e entre-eixos de 2,80 m. É grande, imponente e tem a moda dos utilitários chineses mais quadradões.

O conjunto mecânico é o 1.5 turbo a gasolina e mais dois elétricos, um na frente e outro atrás. A combinação entrega cerca de 677 cv e 77,5 kgfm, com tração 4×4 e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
A bateria Blade LFP tem 31,8 kWh, permitindo autonomia elétrica entre 90 e 100 km. No total, com combustível e bateria, pode chegar a 1.200 km. No off-road, ainda tem suspensão inteligente DiSus-P e bloqueios mecânicos de diferencial na dianteira e traseira.
![Fang Cheng Bao 5 azul em foto de traseira andando na neve [Divulgação / autowp.ru]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Fang-Chang-Bao-5-7-jpg.webp)
Por dentro, ele segue um padrão mais luxuoso que os BYD tradicionais. Tem tela de 15,6 polegadas, comandos elétricos, ar-condicionado de duas zonas, bancos ventilados, som premium e pacote completo de assistências semiautônomas.
Denza Z9 GT só em 2026
O segundo lançamento confirmado é o Denza Z9 GT. Ele estreia no primeiro semestre de 2026 e chega para brigar com modelos como Audi RS6 e Porsche Panamera, mas com potência ainda mais absurda.

O Z9 GT mede entre 5,23 m de comprimento e tem entre-eixos de pouco mais de 3,12 m, o que dá uma pista do tamanho por dentro. O modelo chega totalmente elétrico com motores dianteiros e traseiros e gerando um total de 965 cv e 97 kgfm de torque. Seu 0 a 100 km/h é feito em 3,4 segundos, graças a bateria de 100 kWh com autonomia de até 630 km (CLTC).
Denza D9 uma minivan elétrica para 2026
O terceiro modelo confirmado é o Denza D9, uma minivan 100% elétrica que desembarca no segundo semestre de 2026. É um carro gigante, pensado para sete ocupantes, com muito conforto e sofisticação. Ela mede 5,25 m de comprimento e 3,12 m de entre-eixos.

A motorização elétrica depende da tração. A dianteira são 300 cv e 58 kgfm de torque. Já a versão integral fornece 405 cv e 70 kgfm de torque, além de autonomia acima de 600 km no ciclo chinês. O modelo vem recheado de tecnologia, com sistema semi-autônomo God’s Eye, LIDAR, telas grandes e muito mais.
Rede e operação no Brasil
A Denza confirmou que terá 22 concessionárias no Brasil até o fim de 2026, sempre com operação separada das lojas BYD comuns. A ideia é evitar repetir o erro da Toyota com Lexus e construir uma imagem premium desde o início. As lojas serão ligadas a grupos que já trabalham com BYD, mas com estruturas dedicadas exclusivamente à Denza.
Será que a Denza vai fazer sucesso no Brasil? Deixe seu comentário!



