Home » Novidades » Adeus ao ronco dos V8? Ford vai na contramão e reafirma meta de carbono zero

Novidades

Determinada

Adeus ao ronco dos V8? Ford vai na contramão e reafirma meta de carbono zero

Enquanto rivais recuam em compromissos ambientais, fabricante americana mantém plano de descarbonização global

3 min de leitura

Diversas montadoras seguem na contramão do que muitos puristas de carros amam, que são os motores grandes e barulhentos. A Ford é uma das marcas que mais remete a essa era do motor a gasolina fervente, como o MustangGT, entre outros. Mas, para a infelicidade de quem ainda sonha com esses propulsores nas ruas, a empresa reafirmou a meta de ser totalmente neutra em carbono até 2050, algo que já havia prometido em 2020.

Segundo a montadora, o plano se apoia em três pilares principais — o uso dos veículos, a cadeia de suprimentos e as próprias instalações da empresa. Esses três pontos representam 95% das emissões de CO2 da marca no mundo. O foco é reduzir o impacto nessas áreas com a ampliação dos modelos elétricos e híbridos e a adoção de energia limpa nas fábricas.

De acordo com a divulgação do site Autoblog, o vice-presidente de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Segurança da Ford, Bob Holycross, comentou que a empresa já vem avançando nesse processo.

Ford Bronco Sport Badlands [Auto + / Rafael Pocci Déa]

“Estamos fazendo progressos concretos na redução de emissões em nossos veículos, operações e cadeia de suprimentos. Desde 2017, reduzimos em 49% as emissões globais diretas de gases do efeito estufa. E desde 2019, as emissões indiretas (escopo 3) caíram 16%”, afirmou o executivo.

A Ford também quer atingir metas de curto prazo. Um exemplo é o complexo industrial de Michigan, nos Estados Unidos, que passará a ser abastecido com 100% de eletricidade livre de carbono nos próximos anos.

Enquanto rivais voltam atrás, Ford pisa fundo

Ford Mustang Dark Horse cinza parado de traseira e visto do alto
Ford Mustang Dark Horse [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Nos últimos anos, diversas fabricantes voltaram atrás em suas metas de eletrificação. Isso se dá devido a desaceleração do mercado de carros elétricos, somada a políticas públicas menos favoráveis, Por exemplo, a Stellantis, dona da Fiat, Jeep, Ram, entre outras, e a Volvo abandonaram seus compromissos de neutralidade total até 2030.

Mas mesmo assim, a Ford reafirma que seguirá o plano traçado há cinco anos. O objetivo é eliminar ou compensar todas as emissões de carbono até 2050 para continuar com a credibilidade da marca em reduzir seu impacto ambiental.

Acha que as montadoras realmente vão continuar com suas promessas de neutralidade de carbono? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar