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Aeronave autônoma de fabricante de carros chineses cai durante apresentação

A aeronave eVTOL da Xpeng caiu na China após uma colisão, mas a marca mantém os planos de produzir 10.000 unidades por ano

2 min de leitura

A Xpeng constrói alguns dos carros elétricos mais modernos da China. Só que o fabricante está em rota de conquistar novos ares, e os planos são ambiciosos. Há mais de uma década, está em desenvolvimento uma aeronave elétrica capaz de decolar e pousar verticalmente (eVTOL).

A empresa chinesa, inclusive, está construindo uma fábrica especificamente para montar o eVTOL. Recentemente, a Xpeng revelou a nova geração do P7, com até 595 cv, tração AWD e alcance livre de emissões de até 820 km, para enfrentar tanto o Tesla Model 3 quanto o Xiaomi SU7.

Apesar de todos os esforços, uma turbulência entrou na rota do fabricante quando duas aeronaves colidiram durante uma apresentação no Changchun Air Show. Ambas, ao que tudo indica, são os modelos projetados para dobrar as asas e se encaixar na traseira do Land Aircraft Carrier, equipado com seis rodas.

Acidente com o eVTOL da Xpeng
[Foto: Carscoops.com/CNEVPost]

Como é a aeronave da Xpeng

A aeronave da Xpeng usa um layout de seis rotores com hélices e braços dobráveis, podendo ser operada manualmente ou em modo de voo autônomo. De acordo com informações do Carscoops.com, ainda não se sabe se o eVTOL estava sendo comandado manualmente ou de forma autônoma.

O acidente ocorreu durante um ensaio, deixando um passageiro ferido. Em comunicado ao CNEVPost, a Xpeng relatou que as duas aeronaves colidiram após voarem muito próximas uma da outra. Uma delas conseguiu pousar em segurança, enquanto a outra sofreu danos significativos e incendiou após a queda.

eVTOL da Xpeng
[Foto: Divulgação]

Apesar disso, a Xpeng pretende iniciar a produção do eVTOL para clientes até o próximo ano. Os preços começarão na faixa de US$ 281.000 (aproximadamente R$ 1.490.058 em conversão direta, excluindo impostos e taxas). A nova fábrica ocupa uma área de 180.000 metros quadrados na Zona de Desenvolvimento de Guangzhou, na China, e foi projetada para atender à expectativa de 10.000 unidades por ano. Uma das ambições do fabricante chinês é levar a mobilidade totalmente elétrica do asfalto para os céus.

Você acredita que as aeronaves elétricas e autônomas farão sucesso? Você seria cliente desse tipo de mobilidade? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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