Ao vivo
Home » Novidades » Alfa Romeo retorna com o motor V6 a combustão interna

Novidades

Retorno ao tradicional

Alfa Romeo retorna com o motor V6 a combustão interna

Em movimento de repensar a estratégia, a Alfa Romeo trouxe de volta o motor V6, e os modelos Giulia e Stelvio ganharam a edição Collezione

3 min de leitura

A Alfa Romeo cumpriu o que prometeu e decidiu trazer de volta à vida o motor V6. Há mais de um ano o fabricante se despediu das versões Quadrifoglio, mas o movimento vem da necessidade de estender o ciclo de vida dos modelos Giulia e Stelvio, já que as próximas gerações levarão mais tempo do que o inicialmente programado.

A ideia inicial era oferecer os novos modelos estritamente elétricos, mas os Alfa Romeo estão sendo repensados para receber motores a combustão. E nada mais acertado do que entregá-los com motores de seis cilindros em V para agradar aos puristas.

Podemos dizer que a Alfa Romeo percebeu a realidade das vendas dos modelos puramente elétricos. As versões livres de emissões estão chegando, mas serão acompanhadas de opções equipadas com motores a combustão interna.

A promessa da Alfa Romeo

Portanto, segue a promessa feita no mês passado de reviver os modelos sob a nomenclatura Quadrifoglio. A Alfa Romeo está reinstalando os seis cilindros nas versões de topo do Giulia e do Stelvio. Além disso, a nova série Collezione é limitada a 63 unidades por ano.

Ela presta homenagem ao estilo da carroceria de 1963, quando a marca lançou seu primeiro carro de produção com o lendário trevo de quatro folhas. O motor V6 com DNA da Ferrari volta sem modificações, entregando 513 cv e mais de 60 kgfm. No entanto, ganhou um novo sistema de escapamento Akrapovič para destacar o timbre e as notas, além de freios de carbono-cerâmica.

Alfa Romeo Stelvio vermelho em movimento de lateral
Alfa Romeo Giulia e Stelvio Collezione [Divulgação]

Para manter o estilo atualizado, afinal, o Giulia já tem dez anos e o Stelvio alcançará essa idade em breve, a Alfa Romeo instalou teto de fibra de carbono, material que também aparece nas capas dos retrovisores e até mesmo no emblema frontal.

A carroceria é finalizada no tom vermelho do supercarro extremamente exclusivo 33 Stradale. Ao abrir a porta, os bancos Sparco combinam couro e Alcantara, com encostos de cabeça numerados e detalhes em fibra de carbono. O couro adicional aparece ainda no apoio de braço central e entre os assentos.

A edição Collezione é destinada aos mercados da Europa, Japão, China e Oriente Médio. É uma alternativa para manter ambos os modelos vivos, já que as próximas gerações só chegarão em 2028. Como você notou, a Alfa Romeo é mais um fabricante que reviu a estratégia de eletrificação total.

E você, o que acha do movimento de alguns fabricantes ao mudarem de rota e deixarem de ser puramente elétricos? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar