Desde que os Alfa Romeo Stelvio e Giulia surgiram em 2015, a marca de luxo da Stellantis estava focada em construir um posicionamento global para brigar de frente com a BMW. Mas isso não aconteceu. A marca deixou seus principais produtos envelhecerem muito rápido e as vendas mais altas dos SUVs Junior e Tonale mostraram que a direção é outra.
De acordo com informações do Automotive News Europe, a Alfa Romeo desistiu de fazer carros maiores. A marca entendeu que um SUV do tamanho de BMW X5, Volvo XC90, Audi Q7 e Mercedes-Benz GLE seria ferir o DNA mais esportivo e italiano que a Alfa possui. Um sedan maior que o Giulia, seria praticamente um suicídio financeiro.
Ademais, a Alfa Romeo têm provado que modelos menores e igualmente luxuosos podem vender bem. O Tonale é um sucesso na Europa e sua recente reestilização tende a aumentar as vendas. Mas a surpresa ficou por conta das vendas altas do Junior. Mesmo ele tendo sido recebido em meio a brigas com o governo italiano e polêmicas sobre ser muito Peugeot.
![Alfa Romeo Tonale [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/alfa_romeo_tonale_sport_speciale_ibrida_plug-in_q434.webp)
Com isso, a Alfa Romeo deve focar em segmentos nos quais Audi, BMW e Mercedes-Benz não querem mais brigar: modelos de luxo de entrada. Poderemos ver futuras variantes cupê de Junior e Tonale ou até a volta do hatchback Giulietta. A marca também pode investir em novas categorias, mas sempre com modelos abaixo de Stelvio e Giulia.
Por falar na dupla
Segundo informações apuradas pela revista Autocar, a Alfa Romeo também desistiu de fazer uma virada totalmente elétrica. A princípio a marca teria as novas gerações de Giulia e Stelvio sendo vendidos somente com motor elétrico ou, no máximo sistema REEV. Contudo, a marca entendeu que precisa de híbridos e modelos a combustão para sobreviver.
![Alfa Romeo Stelvio [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/alfa-romeo-stelvio_100862227_h_edited-1200x720.jpg)
O motor 2.9 V6 biturbo será retrabalhado para atender às novas leis de emissões de poluentes e pode ganhar sistema semi-híbrido para sobreviver. Além disso, a Stellantis deve oferecer à Alfa Romeo algum sistema híbrido HEV ou PHEV para seus modelos topo de linha. A eletrificação agora será parcial, não mais total como originalmente previsto.
Você acredita na sobrevivência da Alfa Romeo? Conte nos comentários.



Achei uma estratégia muito boa, pena que demorou anos pára ser pensada kkk
Foi uma perda enorme para o Brasil a saída da fábrica da Alfa Romeo do Brasil em 1986.
Nos anos 1970 eu trabalhei na função de engenheiro mecânico do grupo Fiat e Alfa Romeo nas obras de implantação da fábrica da Fiat automóveis no Brasil em Betim e também no projeto de transferência da fábrica da Alfa Romeo de Xerem RJ para Betim
Os carros fabricados pela Alfa e no Brasil eram modelos muito confortáveis e de alto desempenho. Foi uma pena a Alfa Romeo ter saído do Brasil em 1986
A Alfa Romeo, foi sempre uma marca diferenciada e quem gosta desse “cuore sportivo” muito provavelmente sempre admirará, seus desenhos, acabamentos diferenciados. Desde os sedans esportivos médios, como os spiders. Eu por exemplo, sou um Alfista dede sempre !
Uma ótima notícia
Seria muito triste ver a Alfa Romeo ficar “elétrica”, sendo que o ronco do motor é apaixonante.
Será que volta para o BR?
Se vier para o Brasil,terá de focar no jeito do mercado brasileiro e,atenção ào pós venda,sem esquecer de adaptar os carros àos buracos de nossas ruas e ao clima
Eu tenho uma Alfa e sei o que estou dizendo
Muito bem vindo. Até que enfim alguma opção bacana para carros menores…
Tive três Alfas. Máquina pra quem gosta de dirigir. Fiat conseguiu *matar* a marca no Brasil. É viável ter na Europa.
Tive três Alfas mas no Brasil Fiat fez questão de “matar” a marca. Máquina pra quem gosta de dirigir. Na Europa é viável.
Tive três Alfas mas no Brasil Fiat fez questão de “matar” a marca. Máquina pra quem gosta de dirigir. Na Europa é viável.