Ao vivo
Home » Novidades » Alfa Romeo vai focar em carros menores e desiste de virada elétrica

Novidades

Menos é mais?

Alfa Romeo vai focar em carros menores e desiste de virada elétrica

Com o novo direcionamento dentro da Stellantis, a Alfa Romeo não vai mais tentar brigar no território da BMW

2 min de leitura

Desde que os Alfa Romeo Stelvio e Giulia surgiram em 2015, a marca de luxo da Stellantis estava focada em construir um posicionamento global para brigar de frente com a BMW. Mas isso não aconteceu. A marca deixou seus principais produtos envelhecerem muito rápido e as vendas mais altas dos SUVs Junior e Tonale mostraram que a direção é outra.

De acordo com informações do Automotive News Europe, a Alfa Romeo desistiu de fazer carros maiores. A marca entendeu que um SUV do tamanho de BMW X5, Volvo XC90, Audi Q7 e Mercedes-Benz GLE seria ferir o DNA mais esportivo e italiano que a Alfa possui. Um sedan maior que o Giulia, seria praticamente um suicídio financeiro.

Ademais, a Alfa Romeo têm provado que modelos menores e igualmente luxuosos podem vender bem. O Tonale é um sucesso na Europa e sua recente reestilização tende a aumentar as vendas. Mas a surpresa ficou por conta das vendas altas do Junior. Mesmo ele tendo sido recebido em meio a brigas com o governo italiano e polêmicas sobre ser muito Peugeot

Alfa Romeo Tonale [divulgação]
Alfa Romeo Tonale [divulgação]

Com isso, a Alfa Romeo deve focar em segmentos nos quais Audi, BMW e Mercedes-Benz não querem mais brigar: modelos de luxo de entrada. Poderemos ver futuras variantes cupê de Junior e Tonale ou até a volta do hatchback Giulietta. A marca também pode investir em novas categorias, mas sempre com modelos abaixo de Stelvio e Giulia.

Por falar na dupla

Segundo informações apuradas pela revista Autocar, a Alfa Romeo também desistiu de fazer uma virada totalmente elétrica. A princípio a marca teria as novas gerações de Giulia e Stelvio sendo vendidos somente com motor elétrico ou, no máximo sistema REEV. Contudo, a marca entendeu que precisa de híbridos e modelos a combustão para sobreviver.

Alfa Romeo Stelvio [divulgação]
Alfa Romeo Stelvio [divulgação]

O motor 2.9 V6 biturbo será retrabalhado para atender às novas leis de emissões de poluentes e pode ganhar sistema semi-híbrido para sobreviver. Além disso, a Stellantis deve oferecer à Alfa Romeo algum sistema híbrido HEV ou PHEV para seus modelos topo de linha. A eletrificação agora será parcial, não mais total como originalmente previsto.

Você acredita na sobrevivência da Alfa Romeo? Conte nos comentários.


YouTube video

10 comentários em “Alfa Romeo vai focar em carros menores e desiste de virada elétrica”

  1. antonio

    Achei uma estratégia muito boa, pena que demorou anos pára ser pensada kkk

  2. Paulo Araújo

    Foi uma perda enorme para o Brasil a saída da fábrica da Alfa Romeo do Brasil em 1986.
    Nos anos 1970 eu trabalhei na função de engenheiro mecânico do grupo Fiat e Alfa Romeo nas obras de implantação da fábrica da Fiat automóveis no Brasil em Betim e também no projeto de transferência da fábrica da Alfa Romeo de Xerem RJ para Betim
    Os carros fabricados pela Alfa e no Brasil eram modelos muito confortáveis e de alto desempenho. Foi uma pena a Alfa Romeo ter saído do Brasil em 1986

  3. Paulo Melara

    A Alfa Romeo, foi sempre uma marca diferenciada e quem gosta desse “cuore sportivo” muito provavelmente sempre admirará, seus desenhos, acabamentos diferenciados. Desde os sedans esportivos médios, como os spiders. Eu por exemplo, sou um Alfista dede sempre !

  4. Roberto

    Uma ótima notícia
    Seria muito triste ver a Alfa Romeo ficar “elétrica”, sendo que o ronco do motor é apaixonante.

  5. Rodrigo

    Será que volta para o BR?

  6. Odair Borba

    Se vier para o Brasil,terá de focar no jeito do mercado brasileiro e,atenção ào pós venda,sem esquecer de adaptar os carros àos buracos de nossas ruas e ao clima
    Eu tenho uma Alfa e sei o que estou dizendo

  7. Reynaldo

    Muito bem vindo. Até que enfim alguma opção bacana para carros menores…

  8. Luciano Dellarole

    Tive três Alfas. Máquina pra quem gosta de dirigir. Fiat conseguiu *matar* a marca no Brasil. É viável ter na Europa.

  9. Luciano

    Tive três Alfas mas no Brasil Fiat fez questão de “matar” a marca. Máquina pra quem gosta de dirigir. Na Europa é viável.

  10. Luciano Guilherme Dellarole

    Tive três Alfas mas no Brasil Fiat fez questão de “matar” a marca. Máquina pra quem gosta de dirigir. Na Europa é viável.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar