Se a vida das marcas tradicionais já não está fácil em diversos territórios por conta das fabricantes chinesas, no maior mercado automotivo do mundo, a situação é ainda pior. Depois de perder a liderança de mercado história para a BYD, a qual tinha desde que as vendas de carros se tornaram relevantes na China, a Volkswagen agora vai fechar uma fábrica.
Atualmente com 39 plantas na China, a Volkswagen confirmou que a fábrica de Najing, controlada por ela e sua parceria SAIC, será fechada. A unidade fabril foi erguida em 2008 para produzir carros da Volkswagen e da Skoda. A unidade tinha capacidade para fazer 360 mil carros por ano, mas a baixa demanda já havia diminuído o ritmo para 210 mil carros ano.
Por lá, eram fabricados os sedans Skoda Superb e Volkswagen Passat, além do Skoda Kamiq, uma espécie de SUV compacto com plataforma paleolítica do Golf de quarta geração. Como o Passat mudou de geração e os modelos da Skoda devem ser descontinuados, a fábrica será fechada.

Segundo comunicado da marca enviado à Reuters, algumas das fábricas da Volkswagen SAIC serão convertidas para produção de carros elétricos. A marca focará na linha ID na China com modelos exclusivos e deixará, aos poucos, de oferecer modelos a combustão em segmentos não tão relevantes. Exemplo disso é que a marca não tem nenhum SUV compacto ou sedan médio elétrico.
Vale lembrar que a China tem uma estrutura gigantesca para carros elétricos e, justamente por focar nisso, que a BYD roubou da Volkswagen o posto de marca líder em vendas no país. Isso também explica o fato de que a VW tem apenas 58% de sua capacidade produtiva sendo usada hoje no país. Ou seja, é preciso um investimento maciço em elétricos.

Você acredita que a Volkswagen vai sair dessa crise na China investindo em carros elétricos? Conte nos comentários.



Lamentavelmente, vemos este título como se fosse uma verdade universal! Quem gosta de carro a combustão em especial vw e tem histórias para contar, NÃO MUDARÁ NUNCA, PARA OUTRO MODELOS DE OUTRAS MARCAS.
O mesmo acontece com as marcas de motos, dificilmente alguém MUDARÁ.