Home » Novidades » Ameaça de fábricas chinesas faz Volkswagen fechar uma fábrica na China

Novidades

Chinesas ameaçando a VW

Ameaça de fábricas chinesas faz Volkswagen fechar uma fábrica na China

Erguida em 2008, fábrica da Volkswagen em Najing fecha porque demanda pelos carros da marca caiu por culpa das chinesas, especialmente da BYD

2 min de leitura

Se a vida das marcas tradicionais já não está fácil em diversos territórios por conta das fabricantes chinesas, no maior mercado automotivo do mundo, a situação é ainda pior. Depois de perder a liderança de mercado história para a BYD, a qual tinha desde que as vendas de carros se tornaram relevantes na China, a Volkswagen agora vai fechar uma fábrica.

Atualmente com 39 plantas na China, a Volkswagen confirmou que a fábrica de Najing, controlada por ela e sua parceria SAIC, será fechada. A unidade fabril foi erguida em 2008 para produzir carros da Volkswagen e da Skoda. A unidade tinha capacidade para fazer 360 mil carros por ano, mas a baixa demanda já havia diminuído o ritmo para 210 mil carros ano.

Por lá, eram fabricados os sedans Skoda Superb e Volkswagen Passat, além do Skoda Kamiq, uma espécie de SUV compacto com plataforma paleolítica do Golf de quarta geração. Como o Passat mudou de geração e os modelos da Skoda devem ser descontinuados, a fábrica será fechada.

Volkswagen Passat
Volkswagen Passat Pro [Divulgação]

Segundo comunicado da marca enviado à Reuters, algumas das fábricas da Volkswagen SAIC serão convertidas para produção de carros elétricos. A marca focará na linha ID na China com modelos exclusivos e deixará, aos poucos, de oferecer modelos a combustão em segmentos não tão relevantes. Exemplo disso é que a marca não tem nenhum SUV compacto ou sedan médio elétrico.

Vale lembrar que a China tem uma estrutura gigantesca para carros elétricos e, justamente por focar nisso, que a BYD roubou da Volkswagen o posto de marca líder em vendas no país. Isso também explica o fato de que a VW tem apenas 58% de sua capacidade produtiva sendo usada hoje no país. Ou seja, é preciso um investimento maciço em elétricos. 

Volkswagen ID.Era prata de frente
Volkswagen ID.Era [divulgação]

Você acredita que a Volkswagen vai sair dessa crise na China investindo em carros elétricos? Conte nos comentários.


YouTube video

1 comentário em “Ameaça de fábricas chinesas faz Volkswagen fechar uma fábrica na China”

  1. Sérgio Augusto Abreu Cruz

    Lamentavelmente, vemos este título como se fosse uma verdade universal! Quem gosta de carro a combustão em especial vw e tem histórias para contar, NÃO MUDARÁ NUNCA, PARA OUTRO MODELOS DE OUTRAS MARCAS.
    O mesmo acontece com as marcas de motos, dificilmente alguém MUDARÁ.

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar