A Lada apresentou o Azimut, seu primeiro SUV totalmente inédito desde 1990. Produzido na Rússia, o modelo estreia em 2026 como a grande aposta da marca para se reposicionar no mercado local e simboliza o retorno da marca aos lançamentos próprios, quase uma década após o último projeto realmente novo.
Com visual moderno, o Azimut tenta deixar para trás a fama de carros simples e rústicos da Lada. O SUV tem medidas próximas de um Compass ou o Corolla Cross, com 4,42 metros e distância do solo de 208 mm e porte mais refinado que o do antigo Niva, o modelo russo que foi vendido no Brasil durante os anos 1990.
Ainda assim, a Lada mantém certo apelo fora de estrada, já que o Azimut tem modos de condução para pisos irregulares e uma futura versão com tração 4×4 não está descartada.
Apesar de parecer um projeto novo do zero, o Azimut é baseado em uma evolução da plataforma do sedã Vesta, que existe desde 2015. Mesmo assim, a marca afirma que quase mil peças foram modificadas ou criadas para o novo carro.

Sob o capô, ele virá com três opções de motores a gasolina. Um 1.6 aspirado de 120 cv, um 1.8 de 132 cv e, futuramente, um 1.5 turbo de 150 cv. A tração é dianteira, e o câmbio pode ser manual de seis marchas, CVT ou automático tradicional, a depender da versão.
Por dentro, o Azimut é o Lada mais equipado da história. Traz duas telas de 10 polegadas (uma para o painel de instrumentos e outra para a multimídia), comandos digitais do ar-condicionado, câmera de ré e chave presencial.
Entre os opcionais estão teto panorâmico, carregador de celular por indução, ar-condicionado dual zone, câmera 360°, abertura elétrica do porta-malas e até vidros laterais aquecidos.

O design segue a tendência global dos SUVs cupês, com faróis de LED integrados à grade dianteira, rodas de 18 polegadas com acabamento bitom e traseira com faixa de LED interligando as lanternas. O nome LADA aparece em destaque, no centro da traseira.
Segundo a imprensa russa, o Azimut será o carro mais caro da linha atual da Lada. O preço deve variar entre 2,5 e 3 milhões de rublos, o equivalente a algo entre R$ 175 mil e R$ 210 mil em conversão direta.
A produção do Azimut está prevista para começar em 2026, na fábrica da AvtoVAZ, em Togliatti. Por enquanto, não há qualquer previsão de exportação — o que, aliás, seria improvável diante das sanções internacionais que a Rússia enfrenta desde a guerra com a Ucrânia.
E você, lembra dos tempos do Niva rodando por aqui? Acha que o Azimut seria bem aceito no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!



