Ao vivo
Home » Novidades » Após 30 anos, Lada revela SUV moderno que pode ser visto como sucessor do Niva

Novidades

Lembra da Lada?

Após 30 anos, Lada revela SUV moderno que pode ser visto como sucessor do Niva

Batizado de Azimut, modelo é o mais caro da marca e tenta renovar imagem da Lada com visual moderno

3 min de leitura

A Lada apresentou o Azimut, seu primeiro SUV totalmente inédito desde 1990. Produzido na Rússia, o modelo estreia em 2026 como a grande aposta da marca para se reposicionar no mercado local  e simboliza o retorno da marca aos lançamentos próprios, quase uma década após o último projeto realmente novo.

Com visual moderno, o Azimut tenta deixar para trás a fama de carros simples e rústicos da Lada. O SUV tem medidas próximas de um Compass ou o Corolla Cross, com 4,42 metros e distância do solo de 208 mm e porte mais refinado que o do antigo Niva, o modelo russo que foi vendido no Brasil durante os anos 1990. 

Ainda assim, a Lada mantém certo apelo fora de estrada, já que o Azimut tem modos de condução para pisos irregulares e uma futura versão com tração 4×4 não está descartada.

Apesar de parecer um projeto novo do zero, o Azimut é baseado em uma evolução da plataforma do sedã Vesta, que existe desde 2015. Mesmo assim, a marca afirma que quase mil peças foram modificadas ou criadas para o novo carro.

Lada Azimut de traseira
Lada Azimut [Divulgação]

Sob o capô, ele virá com três opções de motores a gasolina. Um 1.6 aspirado de 120 cv, um 1.8 de 132 cv e, futuramente, um 1.5 turbo de 150 cv. A tração é dianteira, e o câmbio pode ser manual de seis marchas, CVT ou automático tradicional, a depender da versão.

Por dentro, o Azimut é o Lada mais equipado da história. Traz duas telas de 10 polegadas (uma para o painel de instrumentos e outra para a multimídia), comandos digitais do ar-condicionado, câmera de ré e chave presencial.

Entre os opcionais estão teto panorâmico, carregador de celular por indução, ar-condicionado dual zone, câmera 360°, abertura elétrica do porta-malas e até vidros laterais aquecidos.

Interior do Lada Azimut
Lada Azimut [Divulgação]

O design segue a tendência global dos SUVs cupês, com faróis de LED integrados à grade dianteira, rodas de 18 polegadas com acabamento bitom e traseira com faixa de LED interligando as lanternas. O nome LADA aparece em destaque, no centro da traseira.

Segundo a imprensa russa, o Azimut será o carro mais caro da linha atual da Lada. O preço deve variar entre 2,5 e 3 milhões de rublos, o equivalente a algo entre R$ 175 mil e R$ 210 mil em conversão direta.

A produção do Azimut está prevista para começar em 2026, na fábrica da AvtoVAZ, em Togliatti. Por enquanto, não há qualquer previsão de exportação — o que, aliás, seria improvável diante das sanções internacionais que a Rússia enfrenta desde a guerra com a Ucrânia.

E você, lembra dos tempos do Niva rodando por aqui? Acha que o Azimut seria bem aceito no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar