Home » Novidades » Após fracasso elétrico, Fiat 500 terá versão com motor de Peugeot 208 Style

Novidades

1.0 Firefly no 500

Após fracasso elétrico, Fiat 500 terá versão com motor de Peugeot 208 Style

Sabe aquela história de eletrificação total? Todas as marcas voltaram atrás e a Stellantis é uma das que mais tem deixado isso claro. A prova está no Fiat 500 de quarta geração, que nasceu 100% ...

3 min de leitura

Sabe aquela história de eletrificação total? Todas as marcas voltaram atrás e a Stellantis é uma das que mais tem deixado isso claro. A prova está no Fiat 500 de quarta geração, que nasceu 100% elétrico, mas agora foi convertido a combustão. Especificamente, usando o motor de Peugeot 208 Style.

Revelado pela própria Fiat, o novo 500 a combustão será parcialmente eletrificado. Ele toma como base o motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado amplamente usado no Brasil. Aqui ele equipa modelos como os Fiat Argo e Cronos, o Peugeot 208 Style e Active, além dos Citroën Basalt e C3

Entretanto, ele tem um truque a mais. Ele conta com o mesmo sistema semi-híbrido de 12V que a Fiat usa no Pulse e no Fastback, mas com a versão turbo desse motor. Aqui no Fiat 500 semi-híbrido, o motor 1.0 Firefly rende 70 cv. Surpreendentemente 1 cv a menos (quando abastecido com gasolina) que a versão brasileira não eletrificada desse motor.

Aspirado e manual!

Como o Fiat 500 é um carro bem menor e compacto, o desempenho deve ser parecido com o do Mobi, que recentemente trocou o jurássico motor 1.0 Fire quatro cilindros pelo Firefly. Considerando que o 500 elétrico tem versões de 95 cv e 119cv, a diferença para o modelo a combustão é bem grande. Uma variante turbo cairia bem no charmoso compacto. Aliás, a única diferença visual para o elétrico será a grade frontal.

Além do novo motor semi-híbrido 1.0 aspirado, o Fiat 500 também passa a ser vendido com transmissão manual de seis marchas. A transmissão já é usada por outros modelos da marca na Europa e é bem diferente da caixa imprecisa e borrachuda de cinco marchas empregada no Brasil com o motor 1.0 Firefly.

Fiat 500 Firefly de traseira em uma fábrica motor de Peugeot 208 Style
Fiat 500 “Hybrid”[divulgação]

Fiat 500 1.0 será vendido no Brasil?

Junto das fotos oficiais, Olivier Francois, CEO da Fiat, comemorou o lançamento dizendo que “o Fiat 500 Hybrid oferece uma eletrificação acessível e um estilo icônico, prova da relevância social que está no coração da nossa missão como marca”. Vale lembrar que o antigo 500 a combustão saiu de linha por conta de problemas de cybersegurança.

A produção do novo Fiat 500 a combustão já começou na fábrica Mirafiori em Turim, Itália. Resta saber se a Stellantis pretende trazer o icônico modelo ao Brasil junto da variante elétrica. O motor aspirado sem eletrificação pode ser tranquilamente usado por aqui, já que já está adaptado ao nosso combustível. Mas um 500 1.0 turbo CVT, igual ao do Peugeot 208, é que seria perfeito.

Você acredita que agora o novo Fiat 500 vai fazer sucesso? Conte nos comentários.


YouTube video

Você também poderá gostar