O vendaval que atingiu a fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) obrigou a montadora a conceder férias coletivas emergenciais a 5,7 mil funcionários de suas três unidades no Brasil, incluindo Sorocaba e Indaiatuba, segundo informações da Folha de São Paulo e Infomoney.
A suspensão temporária do contrato de trabalho terá início em 21 de outubro, com duração prevista de 60 a 150 dias. Trabalhadores que recebem até R$ 10.000 terão 100% do salário garantido. Imagens feitas por funcionários e divulgadas nas redes sociais mostram a destruição: telhados arrancados, estruturas metálicas retorcidas e veículos atingidos.
A unidade de Porto Feliz é responsável pela produção de motores que equipam veículos fabricados no Brasil, como Corolla Cross, Corolla sedan e o futuro Yaris Cross. O temporal da semana passada destelhou galpões, entortou estruturas metálicas e deixou dez feridos leves. Para comparação, ventos acima de 117 km/h já podem ser classificados como tornados, que variam até mais de 530 km/h. Em SP, as rajadas chegaram a cerca de 100 km/h.

Proposta da Toyota
A proposta será votada pelos sindicatos das três plantas brasileiras. A paralisação total da produção da Toyota no país ocorre porque a fábrica de Porto Feliz fornece os motores para as linhas de Indaiatuba e Sorocaba. Ainda segundo a Folha de São Paulo, a montadora informou que oferecerá aos trabalhadores compensações por meio de bancos de horas, mantendo todos os benefícios, como plano de saúde e vale-alimentação.
O incidente pode afetar o cronograma de produção do Yaris Cross, que receberá o motor 1.5 aspirado fabricado em Porto Feliz. O Yaris Cross, SUV compacto híbrido-flex, é um dos veículos mais aguardados de 2025 no Brasil e já sofreu seguidos adiamentos. O lançamento, no entanto, foi confirmado para outubro de 2025. Devido ao ocorrido da tempestade, o Yaris Cross pode sofrer novos atrasos, já que as imagens mostram linhas molhadas, máquinas expostas e danos estruturais que podem exigir reparos e realocação de equipamentos.

Cronologia dos atrasos do Yaris Cross no Brasil
- 2021 – Toyota confirma a produção de um SUV compacto híbrido flex em Sorocaba
- 2023 – Rafael Chang, presidente da Toyota na América Latina, anuncia a chegada do Yaris Cross para o segundo semestre de 2024
- Fim de 2023 – Escândalo da subsidiária Daihatsu por manipulação em testes de segurança paralisa o projeto e exige recertificação
- Fim de 2024 – Previsão é revisada para julho de 2025; Yaris hatch e sedan saem de linha para liberar espaço
- Maio de 2025 – Obras de adaptação e ajustes no motor híbrido flex adiam o lançamento para outubro de 2025

Quais são as suas expectativas para o Toyota Yaris Cross? Escreva nos comentários!



