Ao vivo
Home » Novidades » Após vendaval, Toyota decreta férias coletivas emergenciais

Novidades

Força da natureza!

Após vendaval, Toyota decreta férias coletivas emergenciais

O vendaval que danificou a fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP), levou o fabricante a decretar férias emergenciais para 5,7 mil funcionários

3 min de leitura

O vendaval que atingiu a fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) obrigou a montadora a conceder férias coletivas emergenciais a 5,7 mil funcionários de suas três unidades no Brasil, incluindo Sorocaba e Indaiatuba, segundo informações da Folha de São Paulo e Infomoney.

A suspensão temporária do contrato de trabalho terá início em 21 de outubro, com duração prevista de 60 a 150 dias. Trabalhadores que recebem até R$ 10.000 terão 100% do salário garantido. Imagens feitas por funcionários e divulgadas nas redes sociais mostram a destruição: telhados arrancados, estruturas metálicas retorcidas e veículos atingidos.

A unidade de Porto Feliz é responsável pela produção de motores que equipam veículos fabricados no Brasil, como Corolla Cross, Corolla sedan e o futuro Yaris Cross. O temporal da semana passada destelhou galpões, entortou estruturas metálicas e deixou dez feridos leves. Para comparação, ventos acima de 117 km/h já podem ser classificados como tornados, que variam até mais de 530 km/h. Em SP, as rajadas chegaram a cerca de 100 km/h.

Fábrica da Toyota em Sorocaba destruída pela chuva
Fábrica da Toyota em Sorocaba destruída pela chuva [Reprodução]

Proposta da Toyota

A proposta será votada pelos sindicatos das três plantas brasileiras. A paralisação total da produção da Toyota no país ocorre porque a fábrica de Porto Feliz fornece os motores para as linhas de Indaiatuba e Sorocaba. Ainda segundo a Folha de São Paulo, a montadora informou que oferecerá aos trabalhadores compensações por meio de bancos de horas, mantendo todos os benefícios, como plano de saúde e vale-alimentação.

O incidente pode afetar o cronograma de produção do Yaris Cross, que receberá o motor 1.5 aspirado fabricado em Porto Feliz. O Yaris Cross, SUV compacto híbrido-flex, é um dos veículos mais aguardados de 2025 no Brasil e já sofreu seguidos adiamentos. O lançamento, no entanto, foi confirmado para outubro de 2025. Devido ao ocorrido da tempestade, o Yaris Cross pode sofrer novos atrasos, já que as imagens mostram linhas molhadas, máquinas expostas e danos estruturais que podem exigir reparos e realocação de equipamentos.

Toyota Yaris Cross azul de frente
Toyota Yaris Cross [Divulgação]

Cronologia dos atrasos do Yaris Cross no Brasil

  • 2021 – Toyota confirma a produção de um SUV compacto híbrido flex em Sorocaba
  • 2023 – Rafael Chang, presidente da Toyota na América Latina, anuncia a chegada do Yaris Cross para o segundo semestre de 2024
  • Fim de 2023 – Escândalo da subsidiária Daihatsu por manipulação em testes de segurança paralisa o projeto e exige recertificação
  • Fim de 2024 – Previsão é revisada para julho de 2025; Yaris hatch e sedan saem de linha para liberar espaço
  • Maio de 2025 – Obras de adaptação e ajustes no motor híbrido flex adiam o lançamento para outubro de 2025
Toyota Yaris Cross de traseira
Toyota Yaris Cross [Renan Melo / GT Autos]

Quais são as suas expectativas para o Toyota Yaris Cross? Escreva nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar