Os carros híbridos plug-in nasceram a partir da mistura dos modelos elétricos e dos movidos a combustão. Os propulsores se ajudam em diversos momentos, desse modo os automóveis possuem tanto autonomia elétrica quanto combinada. Contudo, uma associação alemã está bem preocupada com a questão das recargas desses veículos e cogita obrigar os donos de PHEV a sempre carregar seu modelo.
Recentemente, Hildegard Müller, presidente da associação da indústria automotiva alemã, foi entrevistada por uma mídia local e expressou sua opinião sobre o tema. Em sua opinião, os motoristas de PHEV precisam ser motivados a usar mais o conjunto elétrico dos seus modelos. Desse modo, eles desfrutam de condução livre de poluentes, não se incomodam com os ruídos e ainda ajudam a cuidar do meio ambiente.
Ela contou que sua equipe estuda criar uma imposição que obrigue os donos de carros PHEV a estarem sempre carregando o conjunto elétrico dos seus automóveis. E para que o uso do sistema elétrico fosse cada vez mais abrangente, até a potência do veículo com conjunto a combustão poderia ser limitada. Assim, quem quisesse mais potência, teria de recorrer a condução elétrica.

Infraestrutura é o problema
A associação entendeu que o público dono de um modelo híbrido plug-in acaba por usar mais o motor a combustão, mesmo que isso resulte em maior consumo de combustível. Dessa forma, os modelos com esta tecnologia não são tão vistos parados em postos de recarga. Outro incentivo para o uso do conjunto elétrico nesses carros tem relação com a proibição de carros a combustão na União Europeia a partir de 2035.
Na opinião de Hildegard e sua equipe, quanto antes os condutores começarem a usar mais os carros com sistema eletrificado, mais acostumados eles estarão e assim a transição para a mobilidade elétrica será natural. Todavia, uma razão para que os donos de carros PHEV ainda prefiram usar mais o modo a combustão de condução está relacionado com a infraestrutura de recarga.

Tanto a Europa quanto o Brasil ainda sofrem com poucas estações de recarga e algumas se encontram quebradas ou lotadas de modelos que precisam recuperar sua energia. Por isso, que muitas vezes esses motoristas preferem usar o motor a gasolina para chegarem ao seu destino sem tanto medo ou com maior rapidez. A proposta ecológica ainda está sob análise governamental e não há confirmação da sua aprovação.
Você acha que a instituição alemã tem razão nesse aspecto? Se é dono de um modelo híbrido plug-in, o que acha dessa história? Conte nos comentários


