Se você gosta de peruas, a Audi acaba de anunciar a chegada da perua apimentada RS 6 Avant GT ao Brasil. O modelo virá em um pequeno lote, chama atenção pelo visual esportivo e mudanças mecânicas a fim de aprimorar seu desempenho. Debaixo do capô, conta com motor 4.0 V8 biturbo de 630 cv. Mas, lembra que eu falei em pequeno lote? É bom correr, já que a marca trará apenas 10 unidades da perua para os brasileiros. E o preço é de R$ 1.999.990.
A RS 6 Avant GT teve apenas 660 unidades fabricadas na Alemanha. Jovens profissionais da marca foram responsáveis por projetar todo o modelo e seguiram as recomendações dos engenheiros da Audi Design. Na dianteira, a grade singleframe tem tamanho amplo e as entradas de ar possuem acabamento em preto brilhante. Lâminas verticais e desenho de colmeia se destacam no para-choque.
O capô e os para-lamas são feitos de fibra de carbono. Aliás, esta é a primeira vez que um modelo da montadora possui para-lamas feitos desse material. Inserções nas saias laterais e capas dos retrovisores em preto brilhante, deixam a Audi RS 6 Avant GT com aspecto invocado. A perua ainda tem saídas de ar posicionadas atrás das rodas brancas brilhantes de 22 polegadas. Assim, há redução da pressão do ar no arco da roda e melhor resfriamento dos freios.

É uma perua ou um foguete?
Na traseira, ela conta com inserções na tampa do porta-malas, nomenclatura e mais destaques em preto brilhante. E com o refletor centralizado na posição vertical, o conjunto faz a perua parecer mais larga. Aliás, ela possui aerofólio amplo e não conta com rack de teto. A carroceria virá pintada na cor branca Arkona com detalhes Audi Sport em preto, vermelho e cinza. Na cabine, o interior tem acabamento predominante preto.
Existem costuras em vermelho e cobre. Nomenclatura RS 6 GT é encontrada no console central, tapetes e bancos. Inclusive, os assentos são do tipo concha RS e combinam couro dinâmica com costura de favo de mel e detalhes em cobre. Os cintos de segurança são avermelhados e o console central conta com o número de produção da unidade. O sistema de som da Audi RS 6 Avant GT é assinado pela Bang & Olufsen Advanced.

Tem sistema 3D e tweeters motorizados no painel dianteiro e 1.820W de potência. Mas, quem se destaca mesmo é o motor. A perua conta com o propulsor 4.0 V8 biturbo TFSI de 630 cv e 86,6 kgfm de torque. Há um ganho de 30 cv em relação ao RS 6 Avant. A tração é integral permanente Quattro e o câmbio é Tiptronic de oito marchas.
Surpreendentemente, a aceleração de 0 a 100 km/h da perua é feita em 3,3 segundos, sendo 0,1 segundos mais rápida do que a RS 6 Avant Performance. Para chegar aos 200 km/h, ela precisa de 11,5 segundos e a velocidade máxima é de 305 km/h. A RS 6 Avant GT tem ainda diferencial central de bloqueio, que distribui a potência entre os eixos de forma 40:60.
Mais detalhes
O diferencial esportivo quattro no eixo traseiro foi desenvolvido especialmente para a Audi RS 6 Avant GT. Taxa de mola mais alta, amortecedores triplamente ajustáveis e estabilizadores mais rígidos se destacam. A suspensão é do tipo DRC, Dynamic Ride Control. Os pneus são Continental Sport Contact 7 285/30 R22. Os freios possuem discos de cerâmica e as pinças são pintadas de vermelho.
A perua teve parte da sua produção feita na mesma planta dos elétricos e-Tron GT quattro e RS e-Tron GT. Lá, elementos exclusivos como o capô e para-lamas são instalados manualmente. A linha de produção fica localizada em Böllinger Höfe e a instalação é neutra em carbono líquido. Os primeiros esboços da Audi RS 6 Avant GT remetem ao conceito RS 6 GTO, revelado em 2020.

Boa parte da inspiração para a perua veio do Audi 90 quattro IMSA GTO, de 1989. Por fim, os 10 clientes que adquirirem a perua apimentada vão receber uma mala especial com um quadro decorativo “Vin Art” baseado no chassi do modelo. Além disso, ganham um chaveiro exclusivo da linha RS e estojo personalizado para as chaves. E o cliente é convidado para o espaço Audi na Fórmula 1, que acontecerá em novembro, no Grande Prêmio de Interlagos. As 10 unidades da RS 6 Avant GT chegam ao Brasil por R$ 1.999.990.
Você daria uma voltinha nessa perua com pegada de foguete? Conte nos comentários


