Ao vivo
Home » Novidades » Audi apresenta sucessor elétrico do TT e R8 com data para chegar às ruas

Novidades

Elegante?

Audi apresenta sucessor elétrico do TT e R8 com data para chegar às ruas

Novo cupê antecipa a nova identidade visual da marca e o modelo final será bem fiel ao protótipo

3 min de leitura

Muitos fãs da esportividade vêm lamentando nos últimos anos o desaparecimento de ícones como Audi TT e R8, que saíram de cena entre 2023 e 2024 em nome da eletrificação e da busca por modelos mais rentáveis. Mas a marca das quatro argolas não desistiu desse DNA. No Salão de Munique, a Audi mostrou ao mundo o Concept C, um novo esportivo elétrico que vai preencher o espaço deixado por esses clássicos e inaugurar a nova fase de design.

O novo capítulo da Audi

O Concept C é além de um protótipo, pois ele estreia a nova filosofia de design da Audi, batizada de radical simplicidade, sob comando do chefe de design Massimo Frascella. A ideia é reduzir tudo ao essencial, com linhas limpas, proporções bem definidas e interiores minimalistas. 

Segundo o CEO da Audi, Gernot Döllner, esse conceito representa o chamado TT Moment 2.0, uma tentativa de causar o mesmo impacto que o primeiro TT teve nos anos 1990.

Audi Concept C substituto do TT e R8
Audi Concept C [Divulgação]

Visualmente, o carro tem suas referências históricas, como a inspiração no TT, no superesportivo R8, no conceito Avus de 1991, nos lendários monopostos Auto Union Type C e até no raro Rosemeyer de 2000. 

O resultado é um cupê com traços musculosos, com linhas semelhantes às do novo Jaguar Type 00. O interessante é que o cupê elétrico pode virar um roadster, graças a um teto rígido retrátil em duas partes — o primeiro já usado em um Audi.

Audi Concept C substituto do TT e R8
Audi Concept C [Divulgação]

Com 4,52 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,27 m de altura, o Concept C se aproxima mais do porte de um R8 do que de um TT. O entre-eixos tem 2,57 m e o peso é de 1.690 kg, semelhante ao de um R8 Spyder. Ele calça rodas de 21 polegadas de desenho aerodinâmico e promete tanto versões de tração traseira quanto integral.

A fabricante alemã ainda não confirmou a base técnica, mas há uma grande probabilidade que compartilhe plataforma com os futuros Porsche 718 elétricos (Boxster e Cayman), previstos para 2026. Rumores indicam potência próxima a 1.000 cv em versões mais radicais, autonomia de cerca de 700 km (ciclo WLTP) e opções de dois motores para tração integral.

Essa arquitetura deve ser inédita para carros esportivos elétricos, leves e deve contar com sistema de 800 volts para recargas ultrarrápidas.

Interior minimalista

Por dentro, o modelo oferece tecnologia, mas sem excesso de telas ou distrações. Há um painel de instrumentos digital, um volante redesenhado e uma central multimídia de 10,4 polegadas que pode se esconder no painel quando não for necessária — um detalhe que até lembra os Audi de gerações passadas. 

Só em 2027

Audi Concept C substituto do TT e R8
Audi Concept C [Divulgação]

A Audi confirmou que o Concept C é uma prévia concreta de um carro que chegará às ruas em 2027, produzido na planta de Böllinger Höfe,na Alemanha, a mesma que já fabrica o e-tron GT

A montadora das quatro argolas também afirma que o modelo final será muito próximo do conceito, com apenas ajustes práticos como maçanetas, sensores e discretos elementos aerodinâmicos.

Gostou do novo visual da Audi com seu esportivo elétrico? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar