Muitos fãs da esportividade vêm lamentando nos últimos anos o desaparecimento de ícones como Audi TT e R8, que saíram de cena entre 2023 e 2024 em nome da eletrificação e da busca por modelos mais rentáveis. Mas a marca das quatro argolas não desistiu desse DNA. No Salão de Munique, a Audi mostrou ao mundo o Concept C, um novo esportivo elétrico que vai preencher o espaço deixado por esses clássicos e inaugurar a nova fase de design.
O novo capítulo da Audi
O Concept C é além de um protótipo, pois ele estreia a nova filosofia de design da Audi, batizada de radical simplicidade, sob comando do chefe de design Massimo Frascella. A ideia é reduzir tudo ao essencial, com linhas limpas, proporções bem definidas e interiores minimalistas.
Segundo o CEO da Audi, Gernot Döllner, esse conceito representa o chamado TT Moment 2.0, uma tentativa de causar o mesmo impacto que o primeiro TT teve nos anos 1990.

Visualmente, o carro tem suas referências históricas, como a inspiração no TT, no superesportivo R8, no conceito Avus de 1991, nos lendários monopostos Auto Union Type C e até no raro Rosemeyer de 2000.
O resultado é um cupê com traços musculosos, com linhas semelhantes às do novo Jaguar Type 00. O interessante é que o cupê elétrico pode virar um roadster, graças a um teto rígido retrátil em duas partes — o primeiro já usado em um Audi.



Com 4,52 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,27 m de altura, o Concept C se aproxima mais do porte de um R8 do que de um TT. O entre-eixos tem 2,57 m e o peso é de 1.690 kg, semelhante ao de um R8 Spyder. Ele calça rodas de 21 polegadas de desenho aerodinâmico e promete tanto versões de tração traseira quanto integral.
A fabricante alemã ainda não confirmou a base técnica, mas há uma grande probabilidade que compartilhe plataforma com os futuros Porsche 718 elétricos (Boxster e Cayman), previstos para 2026. Rumores indicam potência próxima a 1.000 cv em versões mais radicais, autonomia de cerca de 700 km (ciclo WLTP) e opções de dois motores para tração integral.


Essa arquitetura deve ser inédita para carros esportivos elétricos, leves e deve contar com sistema de 800 volts para recargas ultrarrápidas.
Interior minimalista
Por dentro, o modelo oferece tecnologia, mas sem excesso de telas ou distrações. Há um painel de instrumentos digital, um volante redesenhado e uma central multimídia de 10,4 polegadas que pode se esconder no painel quando não for necessária — um detalhe que até lembra os Audi de gerações passadas.
Só em 2027

A Audi confirmou que o Concept C é uma prévia concreta de um carro que chegará às ruas em 2027, produzido na planta de Böllinger Höfe,na Alemanha, a mesma que já fabrica o e-tron GT.
A montadora das quatro argolas também afirma que o modelo final será muito próximo do conceito, com apenas ajustes práticos como maçanetas, sensores e discretos elementos aerodinâmicos.
Gostou do novo visual da Audi com seu esportivo elétrico? Deixe seu comentário!



