Recentemente, a Audi mostrou como ficou o novo Q3 Sportback. Além disso, a marca revelou a nova geração do SUV no primeiro semestre de 2025. Agora, ela contou que a linha será produzida no Brasil, mais especificamente na instalação de São José dos Pinhais, Paraná, de onde sai desde 2022 e fica ao lado das linhas de montagem do Volkswagen T-Cross. Inclusive, a produção do Q3 vai começar já em 2026.
A expectativa é que a nova geração do SUV premium seja apresentada aos brasileiros em meados do primeiro semestre do próximo ano. Logo após sua apresentação, a produção será iniciada e em regime CKD. Neste caso, as peças chegam ao Brasil importadas da Hungria e por aqui sua montagem é feita. A terceira geração do Q3 chama atenção pela imponência e por trazer diversas motorizações.
O modelo agora passou a seguir a linguagem visual do irmão maior Q5. O novo Audi Q3 atrai olhares pelo ar mais robusto. Na dianteira, ele traz a grade da marca escurecida, o novo símbolo da fabricante e iluminação dividida em duas partes. A superior é composta pelos DRL’s de LED em formato de pixel e a iluminação central fica no meio do para-choque e lá fora conta com sistema Matrix como opcional.

Amigo do meio ambiente
Nas laterais, ele tem linha de cintura alta e rodas esportivas. No entanto, a queda do teto na traseira é bem diferente entre o Q3 e o Q3 Sportback. O primeiro opta por linhas salientes, lanternas finas e com uma barra abaixo interligada de LED. O para-choque é encorpado e tem aplique escurecido. O Sportback se destaca ao ter queda suave do teto. Mas, os elementos visuais são iguais nos SUVs.
Já na cabine, ambos trazem telas integradas de 11,9 polegadas para o painel de instrumentos e 12,8 polegadas para a central multimídia. O volante é multifuncional e tem pegada esportiva. Porém, eles compartilham de um item que gerou polêmica lá fora. O que acontece é que a alavanca do câmbio no console central foi abandonada e uma haste atrás do volante assumiu 1001 funções.

Ela funciona como o câmbio, ativa os limpadores e ainda é responsável por cuidar da seta. Com essa mudança de posição da transmissão, a marca alemã conseguiu colocar carregador de celular por indução com refrigeração, porta-objetos maiores, portas-UBS de carregamento e outros destaques. Os dois SUVs ainda chamam atenção pelo espaço interno.
Eles contam com 4,53 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,58 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. O porta-malas tem 488 litros e pode passar dos 1 mil litros com os bancos rebatidos. Lá fora, o novo Audi Q3 pode ter motor semi-híbrido 1.5 a gasolina de quatro cilindros. Aliás, ele tem um sistema que pode desligar dois cilindros. Assim, há maior economia de combustível. O propulsor rende 150 cv e o câmbio é automatizado de dupla embreagem.

E o Q3 brasileiro?
Outra opção é o motor 2.0 TFSI a gasolina de 265 cv e é o único a ter tração integral Quattro. Os clientes estrangeiros podem optar pelo Q3 movido a diesel, aí eles contam com propulsor 2.0 TDI de 150 cv. Por fim, a última opção é o conjunto híbrido plug-in. Aqui, o SUV combina o motor 1.5 a gasolina, um propulsor elétrico e uma bateria de 19,7 kWh de capacidade. Tudo junto rende 272 cv e a autonomia elétrica é de 119 km, segundo o ciclo WLTP.
É importante reforçar que esta é a única versão a ter câmbio automático convencional. Por enquanto, ainda não há confirmação de qual motor o novo Audi Q3 fabricado no Brasil terá e nem se ele terá versão eletrificada em seu portfólio, segundo o Auto Esporte.

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