Ao vivo
Home » Novidades » Audi quer reviver o impacto do TT com novo esportivo

Novidades

Audi quer reviver o impacto do TT com novo esportivo

Inspirada no lendário TT, a Audi prepara um novo carro-conceito que promete inaugurar uma nova era para a marca das quatro argolas

3 min de leitura

É inegável que o TT foi um divisor de águas na história da Audi. Produzido a partir de 1998, o modelo surgiu com design inspirado na escola Bauhaus — fundada em 1919, na Alemanha — e recebeu o nome em homenagem ao Tourist Trophy, tradicional corrida de motocicletas realizada na Ilha de Man.

Esse marco na trajetória da marca das quatro argolas está servindo de inspiração para uma nova fase da Audi. Um novo carro-conceito será apresentado com o objetivo de fortalecer a identidade da empresa e tentar repetir o impacto causado pelo TT.

Chamado internamente de “TT Moment 2.0”, o projeto foi comentado por Gernot Döllner, CEO da Audi, em entrevista à revista alemã Bild. Segundo ele, o novo carro deverá provocar um efeito semelhante ao do icônico cupê, que durou três gerações e foi descontinuado em 2023. “Tenho a sensação de que estamos prestes a viver um novo momento TT. Precisamos voltar aos trilhos”, afirmou.

Não se trata, porém, de um TT de quarta geração ou de um sucessor direto do R8. Döllner descreve o conceito como um modelo esportivo emocional posicionado entre os dois. A versão de produção deve ser lançada nos próximos dois anos. O novo modelo será totalmente elétrico, mas isso não significa que a Audi abandonará os motores a combustão.

A meta elétrica repensada e a marca AUDI

A marca adiou sua meta de vender apenas carros elétricos de 2032 para, no mínimo, a metade da próxima década. A apresentação do conceito acontecerá em setembro, durante o IAA Mobility Show, em Munique. Döllner não foi o único a reconhecer erros do passado. Em entrevista ao Motor1.com Alemanha, Oscar da Silva Martins, chefe de tecnologia e comunicações da Audi, admitiu que a qualidade caiu nos últimos anos. “Já fomos melhores em termos de qualidade, mas vamos recuperar isso”, declarou.

A Bild também citou um membro do conselho do Grupo Volkswagen que classificou o novo modelo como “nosso caso de crise” e afirmou que os produtos da Audi atualmente estão apenas “OK”. Vale lembrar que a empresa criou recentemente uma divisão exclusiva para o mercado chinês, chamada AUDI (com o nome escrito por extenso). Voltada apenas para modelos elétricos, a nova marca estreia com o E5 Sportback, que será seguido por outros veículos desenvolvidos e vendidos exclusivamente na China.

O que você acha dos carros da Audi? Eles são melhores que os concorrentes de outras marcas alemãs? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar