A eletrificação trouxe diversos benefícios à medida que se popularizou, mas a preocupação com a autonomia ainda é um dos maiores desafios para os proprietários de veículos 100% elétricos e livres de poluentes. Nesse cenário, as baterias de estado sólido surgem como uma solução promissora.
A falta de um carregador doméstico ou a necessidade de enfrentar longas viagens pode gerar a chamada ansiedade por autonomia. Para acabar com isso, Startups e grandes fabricantes estão investindo na tecnologia de bateria de estado sólido, que promete revolucionar a mobilidade livre de poluentes.
A Chery é uma dessas marcas e está avançando rapidamente no desenvolvimento dessas baterias, com previsão de lançamento para 2026. Ou seja, em menos de dois anos, poderemos ver veículos elétricos capazes de percorrer longas distâncias sem a preocupação constante com o alcance.
Durante a Convenção de Inovação Global da Chery, a empresa confirmou seu progresso significativo no desenvolvimento de baterias de estado sólido, de acordo com o publicado pelo site Carscoops.com.
Os protótipos em desenvolvimento atualmente possuem uma densidade de energia de 400 Wh (Watt-hora)/kg, com a expectativa de aumentar para 600 Wh/kg até 2025. O fabricante chinês prevê que suas baterias de estado sólido estarão prontas para instalação em 2026, com a produção em larga escala iniciando em 2027.
O aspecto mais impressionante dessas baterias de estado sólido é a capacidade de proporcionar um alcance de até 1.500 quilômetros com uma única carga, permitindo, por exemplo, uma viagem de São Paulo a Santa Maria (RS) – uma distância de 1.259 quilômetros – sem preocupações com recarga.
Novas baterias da Chery
Além das baterias de estado sólido, a Chery também anunciou o desenvolvimento de baterias quadradas de fosfato de ferro-lítio e grandes baterias cilíndricas, capazes de adicionar até 400 quilômetros de alcance com apenas cinco minutos de carregamento.
Essas novas baterias quadradas serão usadas em veículos elétricos, oferecendo alcances entre 200 e 600 quilômetros, além de híbridos plug-in (PHEVs) e veículos elétricos com extensor de autonomia (EREVs).
As baterias ternárias quadradas do fabricante serão destinadas aos veículos elétricos com alcances de 600 a 800 quilômetros, bem como PHEVs e EREVs capazes de oferecer entre 150 e 300 quilômetros. Já as novas células cilíndricas serão utilizadas em veículos elétricos com alcances de 700 a 1.200 quilômetros e também em PHEVs/EREVs com capacidade de percorrer de 150 a 300 quilômetros por carga.
Você possui um veículo elétrico? Já enfrentou problemas na hora de carregar ou de chegar ao destino? Escreva nos comentários!