O mercado automotivo chinês se tornou um dos mais importantes para as montadoras nos últimos anos. E de olho nisso, a BMW já está testando o iX3 Long Wheelbase, uma versão dedicada aos chineses. Além de ter mudanças estruturais, o novo modelo tem mais tecnologia embarcada e a autonomia foi ligeiramente ampliada. Será que veremos esse iX3 especial por aqui?
Ele segue sendo fabricado a partir da plataforma Neue Klasse da marca, mas possui o entre-eixos aumentado. O modelo apresentado em 2025 possui 2,89 m de entre-eixos. Por outro lado, a versão chinesa contará com cerca de 10 cm a mais, tendo cerca de 3,00 m. Essa ampliação servirá para agradar os chineses, já que eles valorizam um ambiente traseiro amplo.
Segundo o Autoblog, o BMW iX3 especial para a China ainda passou por leves atualizações no conjunto de suspensão e de chassi. De acordo com a fabricante, esses ajustes atendem os gostos locais e focam no equilíbrio de conforto e estabilidade. Outra modificação do SUV foi o ganho em autonomia.

Tudo para agradar o público
O modelo contará com cerca de 900 km de alcance, segundo o ciclo CLTC. Ele terá arquitetura de 800V e poderá ser carregado em tomadas rápidas de corrente contínua de até 400 kW. Conforme a montadora, com 10 minutos de carga, o SUV ganhará 400 km de autonomia. E para ter a carga completada de 10% até 80%, ele precisará de cerca de 21 minutos. Inclusive, o SUV terá sistema V2L.
Com ele, sua bateria pode enviar energia para objetos eletrônicos externos. Assim como o entre-eixos mudou, a conectividade do BMW iX3 chinês também é diferente. A marca revelou que 70% dos softwares instalados nessa variante exclusiva foram produzidas em solo chinês. O SUV terá maior nível de compatibilidade com recursos chineses e o assistente virtual passou por melhorias.

Além disso, o sistema de navegação foi aperfeiçoado para entender melhor e com maior eficiência as ruas e estradas locais. Por enquanto, o modelo segue sendo testado com camuflagem pesada e não teve sua cabine divulgada. Porém, os chineses podem esperar por visual futurista, cabine minimalista e bastante tecnologia embarcada.
Outros detalhes
Por fim, a BMW revelou que o iX3 Long Wheelbase será revelado oficialmente durante o próximo Salão do Automóvel de Pequim. Suas vendas deverão começar no segundo semestre de 2026. A marca não confirmou, mas existe a possibilidade desta versão ser oferecida em outros mercados como Tailândia e Indonésia. E não há confirmação da sua vinda ao Brasil.
Acha que o iX3 fará sucesso no mercado? Conte nos comentários


