Home » Novidades » BMW iX3 estreia a era Neue Klasse com até 463 cv e 644 km de alcance

Novidades

Visual arrojado e futurista

BMW iX3 estreia a era Neue Klasse com até 463 cv e 644 km de alcance

SUV elétrico chega em 2026 com nova identidade visual, interior futurista e preço para cutucar rivais

5 min de leitura

Depois de diversos flagras e uma longa espera, a BMW finalmente apresentou nesta quinta-feira (4) o novo iX3 no Salão de Munique. O SUV médio-grande abre oficialmente o capítulo Neue Klasse, a nova plataforma que vai servir de base para dezenas de modelos da marca nos próximos anos. Além de inaugurar a segunda geração do iX3, o modelo já dá o tom do design e da tecnologia que veremos em toda a linha da BMW até o fim da década.

Design e dimensões

O novo iX3 ficou maior e mais sofisticado que o antecessor. Ele mede 4,78 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,63 m de altura e 2,89 m de entre-eixos — ganho de 4,9 cm em relação à geração anterior, que inclusive é vendido no Brasil por R$ 520.950, baseado na plataforma CLAR, com 4,73 m de comprimento e 2,86 m de entre-eixos.

O porta-malas tem 861 litros e pode chegar a 1.841 litros com os bancos rebatidos, além de contar com um frunk de 57 litros.

O visual é a grande novidade que veremos em diversos carros da marca, como Série 3 elétrico e até o X5, já sendo testado, e diversos outros modelos. Esse conceito de visual se chama Vision Neue Klasse X, revelado em 2024.

Ela traz grade vertical reinterpretada, ainda com o duplo rim, mas bem diferente e menor, faróis duplos afilados e linhas bem limpas, fugindo dos exageros recentes. O coeficiente aerodinâmico caiu de 0,29 para 0,24, ajudando na eficiência e economia de bateria.

Na traseira, as lanternas horizontais são divididas por um recorte, enquanto as laterais destacam ombros fortes e vincos marcados. Quem quiser um toque mais esportivo pode escolher o pacote M Sport, com para-choques exclusivos e rodas de 20 a 22 polegadas. Já o M Sport Professional acrescenta grade iluminada e pinças de freio vermelhas.

Interior futurista

Assim como o visual do exterior, o interior irá trazer uma nova identidade para os próximos carros da marca que chama  Panoramic iDrive, uma tela que se estende de coluna a coluna na base do para-brisa, acompanhada de uma central multimídia de 17,9 polegadas e um opcional head-up display 3D. 

Interior BMW iX3
BMW iX3 [Divulgação]

Tudo roda o novo sistema operacional BMW OS X. É uma proposta bem diferente do que conhecemos, mas que promete menos distrações.

Apesar do minimalismo, há botões físicos para funções básicas como setas, limpadores, freio de estacionamento e seleção de marchas. O volante multifuncional de quatro raios concentra comandos principais, enquanto o assistente de voz BMW Intelligent Personal Assistant completa a interação.

Interior BMW iX3
BMW iX3 [Divulgação]

O acabamento pode incluir couro sintético ou tecidos especiais, iluminação ambiente indireta e até sons eletrônicos exclusivos criados pelo HypersonX Soundscape. O sistema de áudio Harman Kardon com 13 alto-falantes é opcional.

Plataforma e desempenho

O iX3 é o primeiro carro de produção baseado na plataforma Neue Klasse, desenvolvida do zero para carros 100% elétricos. A arquitetura de 800 volts permite carregamento ultrarrápido e estreia a sexta geração do eDrive, com baterias cilíndricas de alta densidade e novos motores.

BMW iX3 azul
BMW iX3 [Divulgação]

Na versão inicial 50 xDrive, são dois motores (um em cada eixo) que entregam 463 cv e 65,7 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 4,7 segundos e a velocidade máxima é limitada a 209 km/h. O motorista pode escolher entre os modos Sport, Efficient, Silent e Personal para ajustar a pegada do carro.

Alcance e recarga

A BMW promete até 644 km de alcance no ciclo americano EPA. A recarga é um dos pontos fortes, já que com um carregador rápido de 400 kW, é possível recuperar 370 km em apenas 10 minutos ou ir de 10% a 80% em 21 minutos.

Tecnologia superbrains

BMW iX3 azul

A marca fala em quatro supercérebros que formam o sistema nervoso do iX3. Cada um controla funções diferentes: dinâmica de condução, assistência autônoma, multimídia e funções básicas. O chamado Heart of Joy integra motor, freios, direção e regeneração para oferecer respostas mais consistentes.

O SUV também já vem com o pacote completo de assistentes de condução (ADAS), com piloto automático adaptativo, assistente de faixa com centralização e estacionamento automático. Opcionalmente, há o pacote chamado de Highway Assistant que permite dirigir sem as mãos em longos trechos de rodovias. O iX3 receberá atualizações over-the-air ao longo da vida útil.

Preço e rivais

BMW iX3 azul
BMW iX3 [Divulgação]

A produção do iX3 começa em 2026 na fábrica de Debrecen, na Hungria. O preço inicial nos EUA será de cerca de US$ 60 mil (aproximadamente R$ 326 mil na conversão direta), o que o posiciona abaixo do X3 M50 a combustão. 

Entre os concorrentes diretos estão Audi Q6 e-tron, Porsche Macan EV, Tesla Model Y Performance, Mercedes-Benz GLC EV e Volvo EX60.Até 2027, serão mais de 40 modelos baseados nessa plataforma, incluindo um sedã elétrico do porte da Série 3 já previsto para 2026. 

Compraria o BMW iX3? O que achou do novo visual da marca alemã? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar