Depois de diversos flagras e uma longa espera, a BMW finalmente apresentou nesta quinta-feira (4) o novo iX3 no Salão de Munique. O SUV médio-grande abre oficialmente o capítulo Neue Klasse, a nova plataforma que vai servir de base para dezenas de modelos da marca nos próximos anos. Além de inaugurar a segunda geração do iX3, o modelo já dá o tom do design e da tecnologia que veremos em toda a linha da BMW até o fim da década.
Design e dimensões
O novo iX3 ficou maior e mais sofisticado que o antecessor. Ele mede 4,78 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,63 m de altura e 2,89 m de entre-eixos — ganho de 4,9 cm em relação à geração anterior, que inclusive é vendido no Brasil por R$ 520.950, baseado na plataforma CLAR, com 4,73 m de comprimento e 2,86 m de entre-eixos.
O porta-malas tem 861 litros e pode chegar a 1.841 litros com os bancos rebatidos, além de contar com um frunk de 57 litros.


O visual é a grande novidade que veremos em diversos carros da marca, como Série 3 elétrico e até o X5, já sendo testado, e diversos outros modelos. Esse conceito de visual se chama Vision Neue Klasse X, revelado em 2024.
Ela traz grade vertical reinterpretada, ainda com o duplo rim, mas bem diferente e menor, faróis duplos afilados e linhas bem limpas, fugindo dos exageros recentes. O coeficiente aerodinâmico caiu de 0,29 para 0,24, ajudando na eficiência e economia de bateria.


Na traseira, as lanternas horizontais são divididas por um recorte, enquanto as laterais destacam ombros fortes e vincos marcados. Quem quiser um toque mais esportivo pode escolher o pacote M Sport, com para-choques exclusivos e rodas de 20 a 22 polegadas. Já o M Sport Professional acrescenta grade iluminada e pinças de freio vermelhas.
Interior futurista
Assim como o visual do exterior, o interior irá trazer uma nova identidade para os próximos carros da marca que chama Panoramic iDrive, uma tela que se estende de coluna a coluna na base do para-brisa, acompanhada de uma central multimídia de 17,9 polegadas e um opcional head-up display 3D.

Tudo roda o novo sistema operacional BMW OS X. É uma proposta bem diferente do que conhecemos, mas que promete menos distrações.
Apesar do minimalismo, há botões físicos para funções básicas como setas, limpadores, freio de estacionamento e seleção de marchas. O volante multifuncional de quatro raios concentra comandos principais, enquanto o assistente de voz BMW Intelligent Personal Assistant completa a interação.



O acabamento pode incluir couro sintético ou tecidos especiais, iluminação ambiente indireta e até sons eletrônicos exclusivos criados pelo HypersonX Soundscape. O sistema de áudio Harman Kardon com 13 alto-falantes é opcional.
Plataforma e desempenho
O iX3 é o primeiro carro de produção baseado na plataforma Neue Klasse, desenvolvida do zero para carros 100% elétricos. A arquitetura de 800 volts permite carregamento ultrarrápido e estreia a sexta geração do eDrive, com baterias cilíndricas de alta densidade e novos motores.

Na versão inicial 50 xDrive, são dois motores (um em cada eixo) que entregam 463 cv e 65,7 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 4,7 segundos e a velocidade máxima é limitada a 209 km/h. O motorista pode escolher entre os modos Sport, Efficient, Silent e Personal para ajustar a pegada do carro.
Alcance e recarga
A BMW promete até 644 km de alcance no ciclo americano EPA. A recarga é um dos pontos fortes, já que com um carregador rápido de 400 kW, é possível recuperar 370 km em apenas 10 minutos ou ir de 10% a 80% em 21 minutos.
Tecnologia superbrains

A marca fala em quatro supercérebros que formam o sistema nervoso do iX3. Cada um controla funções diferentes: dinâmica de condução, assistência autônoma, multimídia e funções básicas. O chamado Heart of Joy integra motor, freios, direção e regeneração para oferecer respostas mais consistentes.
O SUV também já vem com o pacote completo de assistentes de condução (ADAS), com piloto automático adaptativo, assistente de faixa com centralização e estacionamento automático. Opcionalmente, há o pacote chamado de Highway Assistant que permite dirigir sem as mãos em longos trechos de rodovias. O iX3 receberá atualizações over-the-air ao longo da vida útil.
Preço e rivais

A produção do iX3 começa em 2026 na fábrica de Debrecen, na Hungria. O preço inicial nos EUA será de cerca de US$ 60 mil (aproximadamente R$ 326 mil na conversão direta), o que o posiciona abaixo do X3 M50 a combustão.
Entre os concorrentes diretos estão Audi Q6 e-tron, Porsche Macan EV, Tesla Model Y Performance, Mercedes-Benz GLC EV e Volvo EX60.Até 2027, serão mais de 40 modelos baseados nessa plataforma, incluindo um sedã elétrico do porte da Série 3 já previsto para 2026.
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