Ao vivo
Home » Novidades » BMW planeja off-road para aniquilar o Mercedes Classe G

Novidades

Lama na carroceria

BMW planeja off-road para aniquilar o Mercedes Classe G

O reinado do Mercedes Classe G está sob ameaça. O chefão da BMW M revelou planos para um SUV off-road radical

3 min de leitura

A BMW M está pronta para sujar os pneus de lama. Em entrevista à CarExpert, Frank van Meel, o chefe da divisão esportiva, sugeriu que um modelo off-road com a assinatura da divisão M não está fora de questão. Embora já tenha o X5 e não tenha batido o martelo sobre a produção, o executivo deixou a porta aberta para um rival à altura de ícones como Porsche 911 Dakar e Lamborghini Huracán Sterrato.

YouTube video

A visão da marca se fundamenta no Rali Paris-Dakar, e não apenas no asfalto liso de Nürburgring ou nos circuitos da IMSA. Van Meel defende que a herança da divisão permite essa transição, unindo a performance extrema com a robustez necessária para encarar o off-road. Para a BMW, a areia é um campo de provas tão legítimo quanto as pistas de corrida.

BMW caçador de Mercedes

Atualmente, a BMW carece de um fora de estrada purista, tendo o conceito elétrico Dune Taxi de 2022 como o ensaio mais próximo da realidade. Se o projeto avançar, o novo modelo nascerá sobre a plataforma G74, um SUV projetado com um objetivo de aniquilar o domínio absoluto do Mercedes-Benz Classe G. A versão civil deve aparecer apenas em 2029, o que empurra a variante preparada pela M para a virada da próxima década.

BMW X5 xDrive 50e M Sport cinza visto de trás
BMW X5 xDrive 50e M Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Pressão da concorrência

A BMW não está sozinha nessa incursão e vigia de perto os movimentos de Audi e Cadillac. Enquanto a Audi apresentou o ousado Activesphere, a Cadillac contra-atacou com o conceito Elevated Velocity, ambos focados em performance bruta e eletrificação. Para a divisão M, ignorar essa tendência seria entregar de bandeja um mercado onde exclusividade e robustez ditam as regras.

Até a Genesis, braço de luxo da Hyundai, mergulhou de cabeça na lama com os conceitos X Gran Equator e o controverso X Skorpio. Enquanto os coreanos testam designs abstratos, o sinal para a BMW é claro: o tempo de apenas imaginar um M fora de estrada acabou. Agora, a questão não é mais “se”, mas “quando” o ataque será iniciado.

E você, quais são as suas expectativas para um futuro BMW M com foco no fora de estrada? Escreva nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar