Ao vivo
Home » Novidades » BMW vai investir em peruas e parar com visual contraditório

Novidades

Fim da grade gigante

BMW vai investir em peruas e parar com visual contraditório

Estilo polêmico com grades frontais gigantes serão parte do passado da BMW muito em breve em seus novos produtos e também nas peruas

3 min de leitura

Já faz uns anos que o design dos carros da BMW tem causado polêmica. A grande culpada é a grade frontal duplo rim, muitas vezes exagerada. Além de outras escolhas de design conturbadas como os SUVs iX e XM. Mas agora a marca promete que seu futuro será bem mais sutil, elegante e atemporal.

Em entrevista a GoAuto, Oliver Heimler, diretor de design da BMW, falou que “tudo está se tornando mais calmo. Não precisa ser mais um design ‘na sua cara’ em termos de expressão. Pode ser muito mais sutil. E isso, talvez, é a era que estamos entrando na BMW agora”. Ou seja, é a volta da elegância e o fim do exagero nos carros da marca alemã.

Claro que a grade de duplo rim será mantida como a assinatura visual da marca, algo presente em todos os seus carros. Mas ela não será mais como a do Série 4 ou do iX, a qual ocupa toda área frontal central do carro, desde o capô até o para-choque. Mas grades maiores não estão descartadas na marca.

“Se em algum modelo percebermos que, em termos de presença, ele precise de uma grade maior, nós vamos fazer isso. Mas o coração da marca está nos novos i3 e iX3, que são uma referência próxima ao que tínhamos nos anos 1960, onde mostramos que não precisava ser tão exuberante assim para esse tipo de carro”, comenta o executivo.

Ou seja, com o tempo a BMW retornará a uma identidade visual mais sutil e elegante. A demanda por visuais mais chamativos vinha da China, que preferia carros com grade frontal gigantesca e exageros visuais. Contudo, nos últimos tempos os modelos com desenho mais limpo e elegante tem tomado as ruas.

XM Label Red
BMW XM Label Red [Divulgação]

Peruas e sedans

Outro ponto é que a China tem perdido a relevância de maneira global para várias montadoras. A própria BMW reconhece isso visto que voltará a investir mais em peruas e sedans. “Anos atrás você poderia dizer que os sedans iam desaparecer”, afirma Heilmer. “Dissemos que a BMW está comprometida com os sedans”.

Além disso, o executivo revelou que as peruas estão em uma surpreendente ascensão, especialmente nos EUA, que havia abandonado o segmento há muito tempo. A marca tem reagido a essa demanda e vai produzir mais peruas. Quem sabe o Brasil também não embarca nessa? 

BMW iX3 azul
BMW iX3 [Divulgação]

Você prefere o visual atual da BMW ou torce para uma baixada no tom? Conte nos comentários.


YouTube video

0 comentário em “BMW vai investir em peruas e parar com visual contraditório”

  1. L. Guilherme

    A BMW já possui uma gama variada de modelos no Brasil, mas adoraria ver ainda mais dos mesmos, principalmente as peruas (que não temos acesso) e as versões mais básicas e top de linha de alguns modelos, como no caso do i5, que possui na versão de entrada uma autonomia maior, e ao mesmo tempo a M5 que não é disponível para nós.

    Também espero muito dessa nova fase dela, que o iX3 seja um farol que ilumine muito bem o caminho da BMW. Ansioso para com o futuro i3 e suas versões perua e de alto desempenho (iM3, i3 M, não sei a nomenclatura definitiva).

  2. Jean Delon

    Notícias animadoras, peruas e sedans, enfim a beleza dos automóveis não serão destruídas, e sim, voltar ao estilo da década de 60, será algo surreal.

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar