Enquanto alguns fabricantes se afastam do desenvolvimento do hidrogênio, outros seguem firmes nessa tecnologia. Embora ainda seja um mercado de nicho, a BMW aposta no combustível como parte do futuro da mobilidade.
A marca bávara confirmou que seu primeiro modelo de célula de combustível chegará em 2028. Será uma versão especial do X5 de quinta geração sob a designação Neue Klasse, vendida ao lado das opções a gasolina, diesel, híbrida plug-in e totalmente elétrica.
Mesmo com produção limitada, a novidade deve atender consumidores que não se interessam por SUVs híbridos ou elétricos, segundo informações do Carscoops.

De olho no futuro
As vendas do X5 a hidrogênio serão restritas a regiões com infraestrutura adequada de abastecimento, o que significa disponibilidade variável de acordo com o mercado. Ainda assim, a BMW vê o hidrogênio como complemento à linha do SUV de luxo, e não apenas um experimento temporário.
A trajetória da BMW com a tecnologia começou em 2014, com o Série 5 Hydrogen 535iA, desenvolvido em parceria com a Toyota. Anos depois, a segunda geração estreou em uma frota de testes do iX5, equipada com células fornecidas pela marca dona do Corolla e sistema projetado pela marca alemã.

Já o novo X5 a hidrogênio de produção contará com um sistema inédito de terceira geração. Em comparação às versões anteriores, ele ocupa 25% menos espaço, tem maior densidade e poderá ser incorporado a futuras arquiteturas.
A BMW também promete mais potência, maior alcance e menor consumo de energia. Protótipos já estão em desenvolvimento na sede em Munique, e a produção das células de combustível acontecerá na fábrica de Steyr, na Áustria.

A quinta geração do X5 será mais um modelo a adotar a linguagem Neue Klasse, ao lado do novo Série 3 totalmente elétrico (i3) e do iX3 de segunda geração. Além do design externo renovado, o interior trará a tela panorâmica que atravessa a base do para-brisa e o sistema multimídia inclinado, já vistos nos mais recentes conceitos da marca.
Acha que o X5 movido a hidrogênio fará sucesso? Conte nos comentários



