Ao vivo
Home » Novidades » BMW Z4 com câmbio manual ganha sobrevida nos EUA e marca o fim de uma era

Novidades

Por mais algum tempo

BMW Z4 com câmbio manual ganha sobrevida nos EUA e marca o fim de uma era

Conversível esportivo seguirá em produção até maio de 2026 na versão M40i com câmbio manual

3 min de leitura

O BMW Z4 estava com os dias contados, mas vai ganhar alguns meses de fôlego, pelo menos na versão mais desejada. Inicialmente previsto para sair de linha em outubro de 2025, o roadster fabricado pela montadora alemã teve sua produção estendida até março de 2026. E a boa notícia para os puristas é que a versão M40i com câmbio manual de seis marchas continuará viva nos EUA até maio do mesmo ano.

A informação foi publicada pelo site BMW Blog e reforçada por fontes ligadas ao fórum Bimmer Post, que indicam que o Z4 com motor 3.0 de seis cilindros em linha e tração traseira continuará à venda por mais dois meses, mesmo após o encerramento da linha principal. 

Coincidentemente, esse também será o período de encerramento do Toyota Supra, esportivo japonês que utiliza a mesma plataforma e motor do roadster alemão. Ambos os carros são produzidos na fábrica de Graz, na Áustria.

BMW Z4 [divulgação]
BMW Z4 [divulgação]

Demanda por câmbio manual reacende interesse

Mesmo com o segmento de conversíveis em queda e o mercado cada vez mais restrito, a decisão da BMW faz sentido. O lançamento da versão manual em 2023 nos Estados Unidos aumentou muito o interesse pelo Z4 M40i. 

Só no primeiro trimestre de 2025, as vendas cresceram 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 2.436 unidades entregues. Em 2024, as vendas totais do modelo subiram 13,1%.

Interior do BMW Z4 2025 com câmbio manual
BMW Z4 2025 [Divulgação]

Hoje, o Z4 M40i é um dos poucos modelos da BMW disponíveis com câmbio manual, ao lado do M2 e das versões básicas dos M3 e M4. A versão é equipada com o motor 3.0 turbo de 382 cv e 50,9 kgfm, com tração traseira. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,2 segundos com câmbio manual e 4,5 segundos com caixa automática.

Sem sucessor previsto para o BMW Z4

Apesar da continuação do modelo, o fim do Z4 aparenta ser inevitável. A BMW não planeja uma nova geração, mesmo que a Toyota já esteja encaminhando a continuidade do Supra, como confirmou Sean Hanley, vice-presidente de marketing e vendas da Toyota Austrália em entrevista a CarExpert.

O mercado de conversíveis diminuiu globalmente, e os custos para continuar desenvolvendo um novo modelo com características tão específicas deixam o futuro incerto para esses tipos de roadsters, como o BMW Z4.

BMW Z4 (divulgação)

No Brasil, o BMW Z4 se despediu silenciosamente. A geração atual (G29), lançada em 2019, deixou de ser oferecida por aqui em 2023, com poucas unidades disponíveis até o início de 2024. Antes disso, o modelo teve momentos bem importantes por aqui com a geração E89, que ficou conhecida pelo teto rígido retrátil e chegou a ser vendida com motor 2.5 e 3.0.

O preço elevado e a baixa procura acabaram tirando o Z4 dos planos da BMW no Brasil, que hoje foca seus esforços em SUVs e sedãs eletrificados. As últimas versões oferecida por aqui foi a sDrive30i, que estreou em 2019, no lançamento, com motor 2.0 turbo de 258 cv e 40,8 kgfm com câmbio automático de oito marchas, e, em 2020, a M40i, que utiliza motor 3.0 turbo de seis cilindros de 340 cv e 50,9 kgfm de torque.

Teria coragem de comprar um conversível esportivo com câmbio manual em pleno 2025? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar