O BMW Z4 estava com os dias contados, mas vai ganhar alguns meses de fôlego, pelo menos na versão mais desejada. Inicialmente previsto para sair de linha em outubro de 2025, o roadster fabricado pela montadora alemã teve sua produção estendida até março de 2026. E a boa notícia para os puristas é que a versão M40i com câmbio manual de seis marchas continuará viva nos EUA até maio do mesmo ano.
A informação foi publicada pelo site BMW Blog e reforçada por fontes ligadas ao fórum Bimmer Post, que indicam que o Z4 com motor 3.0 de seis cilindros em linha e tração traseira continuará à venda por mais dois meses, mesmo após o encerramento da linha principal.
Coincidentemente, esse também será o período de encerramento do Toyota Supra, esportivo japonês que utiliza a mesma plataforma e motor do roadster alemão. Ambos os carros são produzidos na fábrica de Graz, na Áustria.
![BMW Z4 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bmw_z4_m40i_24-1200x720.jpeg)
Demanda por câmbio manual reacende interesse
Mesmo com o segmento de conversíveis em queda e o mercado cada vez mais restrito, a decisão da BMW faz sentido. O lançamento da versão manual em 2023 nos Estados Unidos aumentou muito o interesse pelo Z4 M40i.
Só no primeiro trimestre de 2025, as vendas cresceram 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 2.436 unidades entregues. Em 2024, as vendas totais do modelo subiram 13,1%.

Hoje, o Z4 M40i é um dos poucos modelos da BMW disponíveis com câmbio manual, ao lado do M2 e das versões básicas dos M3 e M4. A versão é equipada com o motor 3.0 turbo de 382 cv e 50,9 kgfm, com tração traseira. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,2 segundos com câmbio manual e 4,5 segundos com caixa automática.
Sem sucessor previsto para o BMW Z4
Apesar da continuação do modelo, o fim do Z4 aparenta ser inevitável. A BMW não planeja uma nova geração, mesmo que a Toyota já esteja encaminhando a continuidade do Supra, como confirmou Sean Hanley, vice-presidente de marketing e vendas da Toyota Austrália em entrevista a CarExpert.
O mercado de conversíveis diminuiu globalmente, e os custos para continuar desenvolvendo um novo modelo com características tão específicas deixam o futuro incerto para esses tipos de roadsters, como o BMW Z4.

No Brasil, o BMW Z4 se despediu silenciosamente. A geração atual (G29), lançada em 2019, deixou de ser oferecida por aqui em 2023, com poucas unidades disponíveis até o início de 2024. Antes disso, o modelo teve momentos bem importantes por aqui com a geração E89, que ficou conhecida pelo teto rígido retrátil e chegou a ser vendida com motor 2.5 e 3.0.
O preço elevado e a baixa procura acabaram tirando o Z4 dos planos da BMW no Brasil, que hoje foca seus esforços em SUVs e sedãs eletrificados. As últimas versões oferecida por aqui foi a sDrive30i, que estreou em 2019, no lançamento, com motor 2.0 turbo de 258 cv e 40,8 kgfm com câmbio automático de oito marchas, e, em 2020, a M40i, que utiliza motor 3.0 turbo de seis cilindros de 340 cv e 50,9 kgfm de torque.
Teria coragem de comprar um conversível esportivo com câmbio manual em pleno 2025? Deixe sua opinião nos comentários!
![BMW Z4 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bmw_z4_m40i_29-1200x720.jpeg)


