O Auto+ recentemente foi visitar a família Tiggo de perto, um deles foi o Tiggo 7 Sport, SUV de porte médio com preço de Volkswagen Tera High. Agora foi a vez de ver de perto o irmão Tiggo 5X Sport, versão de entrada do SUV que tem dado o que falar quando o assunto é custo-benefício. E motivos não faltam, ele custa R$ 119.990, praticamente o mesmo valor de um Volkswagen Nivus ou de um T-Cross de entrada, mas entrega bem mais equipamentos.
Para se ter ideia, é mais barato que um Chevrolet Onix LTZ Turbo (R$ 123.490) ou até que um Polo Highline, que sai por R$ 131.650. É justamente essa diferença que faz o modelo da Caoa Chery chamar tanta atenção no mercado.
O Tiggo 5X está no Brasil desde 2018, produzido em Anápolis (GO), mas ganhou uma reestilização profunda em 2022, que deixou o visual e o interior muito mais modernos.

A linha atual conta com três versões — a Sport 1.5, Pro (R$ 134.990) e Pro Hybrid (R$ 149.990, com sistema micro-híbrido). Todas compartilham a plataforma T1X, a mesma usada em modelos maiores da marca, como Tiggo 7, Tiggo 8 e até no Omoda 5 elétrico e o futuro híbrido.
Motor não deixa a desejar
Na prática, o Tiggo 5X Sport se diferencia dos rivais por oferecer um motor 1.5 turbo flex de quatro cilindros, com 147/150 cv e 21,4 kgfm de torque (gasolina/etanol), acoplado a um câmbio CVT que simula nove marchas.

É um desempenho bem razoável para o segmento, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e velocidade máxima de 193 km/h. Um ponto curioso é que nessa faixa de preço, apenas ele e o Jeep Renegade Sport são os únicos que não oferecem motor turbinado que não seja o 1.0.
Outro ponto a se destacar é que nessa faixa de preço o Tiggo 5X Sport é um dos raros SUVs dessa faixa a oferecer suspensão independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira e Multilink na traseira), além de freios a disco em todas as rodas — cenário que se repete com o Jeep Renegade Sport.
Consumo machuca o bolso

O consumo, por outro lado, poderia ser melhor. De acordo com o Inmetro, o Tiggo 5X faz 10 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina; e 6,5 km/l e 8,4 km/l com etanol. Isso se explica pelo peso de 1.452 kg.
No tamanho, são 4,33 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,64 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. O espaço traseiro também vai bem na prática. Mesmo com o banco dianteiro regulado para mim de 1,88 m, ainda sobra espaço para os joelhos.

O que decepciona é o porta-malas, de 340 litros — menor até que o de um Fiat Pulse (370 litros) e distante de SUVs maiores do mesmo segmento.
Interior surpreende
É no interior que o 5X Sport mais se destaca pelo preço. O acabamento traz todo tabelier em soft-touch, assim como o painel muito bem acolchoado As portas também tem ótimo refinamento com material macio na parte superior e bom tecido no apoio de braço, além dos bancos de couro de série.

O carro vem equipado com ar-condicionado de duas zonas — raridade no segmento —, painel parcialmente digital, multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial, botão Start-Stop, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, piloto automático convencional e limitador de velocidade e até ajuste elétrico para o banco do motorista.
Na lista de segurança, estão presentes seis airbags, controle de tração e estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré e faróis automáticos. Ou seja, mesmo sendo a versão de entrada, o pacote é comparável a SUVs médios mais caros.



Quando se coloca na balança tudo que ele entrega por R$ 119.990, fica difícil encontrar outro SUV com custo-benefício semelhante. É por isso que o modelo tem chamado tanta atenção e, assim como o Tiggo 7 Sport, se mostra uma opção bem interessante no mercado hoje.
E você, colocaria o Caoa Tiggo 5X Sport na sua garagem ou escolheria os SUVs mais tradicionais? Deixe sua opinião nos comentários!




Adquiri um tigo 5x turbo acerca de uns 5 meses, e estou contente com o carro, como foi mencionado o veículo por dentro tem um excelente acabamento, o problema como foi dito é o consumo
Renegade mesmo preço seria uma escolha mais racional.
Com certeza compraria, ótimo custo, SUV lindo, é carro para família, além de esportivo.
Hoje considero a escolha pelo Tiggo 5x Pro bem acertada por diversos motivos, como excelente motor em várias situações de cidade e estrada, ótimo isolamento acústico, teto panorâmico amplo!, regulagem elétrica do banco do motorista, porta treco no console climatizado!, bancos em couro super confortáveis, espaço interno perfeito e visual moderno com jeitão de jipe urbano!! Ótima escolha!
O que poderia melhorar? A multimídia lenta deixa um pouco a desejar, e o consumo poderia ser melhor.
Tenho um Tiggo5 Pro Híbrido 2023. Maravilhoso!!!! Sou Apaixonada .Só troco pelo Tiggo7.Seguranca,Conforto Altonomia,Acabamento ,tudo do Melhor ,Parabéns!!!!!!
Na verdade, ele nao tem ar condicionado dual zone e nem start stop!
Ainda sim, e um otimo custo beneficio!
Start stop é um engana trouxa. Bateria bem mais cara e o consumo fica em um empate técnico.
Beberrão e perfumado.
Bom carro!
Tenho um Tiggo 5X, 2022, foi a melhor compra que eu já fiz em matéria de carro. Pretendo trocar em breve por outro Tiggo, tô pensando no 5X max drive híbrido. Acho que a linha Tiggo cheira ficar é incomodar o mercado.
Excelente carro. Colocaria na minha garagem sem dúvida.
Sim. Eu gostaria de ter um Tiggo 5X sport na minha garagem.
Peguei um Tiggo 5x Sport, a 3 meses, o carro é incrível, confortável, anda bem, silencioso.
O único ponto ruim é o consumo, o meu está fazendo entre 6 e 7 na gasolina na cidade.
Se não fosse o consumo de combustível muito alto, eu compraria.
Assim que a Caoa melhorar este quesito, com certeza terei um em minha garagem.
Eu tenho um Tiggo 5x Sport e nao troco por nenhum outro. Ele é maravilhoso. O único porém é o consumo, 6 na cidade e 8 na estrada
O meu consegui fazer 12km na estrada com gasolina, andando em cima de 100-110km/h. E olha que estava com 700km na época, motor ainda amaciando. Agora na cidade e trânsito pesado, ai o bicho pega, cai para 5-6 com gasolina
Alguém já viu quanto tempo um carro desses fica parado numa oficina? Então, é aí que você vê o custo ir lá pra cima e o benefício descer ladeira a baixo!
Com certeza eu escolheria o Tiggo 5x se o consumo de combustível fosse mais eficiente.
Eu colocaria
Eu colocaria, gostaria de mais opções de cores
Já é o meu segundo Tiggo 5, o primeiro foi logo no lançamento um 5x txs, depois troquei por um 5x pro hibrid, o carro é fantástico, bem superior aos concorrentes principalmente pelo sofrível T plástico da Wolks onde até a calota é de plástico. Mas brasileiro só se liga em marcas tradicionais que entregam pouco e cobram muito, mas a coisa está mudando.
Tenho um 2023 e pretendo trocar por outro 0Km. do mesmo modelo.
O carro é surpreendente em todos os aspectos: segurança, refinamento e pacote tecnológico oferecido. Faz um ano que coloquei um Tiggo 5x sport na minha garagem, que antes era um Renegade sport, e sinceramente, não me arrependi, foi uma excelente troca. Vale a pena sim, ter um Tiggo.
Qdo visitei a CAOA de Araçatuba/SP, e conheci a família TIGGO, me apaixonei na hora, fiz teste drive e já comprei o 5x pró, estou aguardando a chegada, meu conselho é, vão conhecer o carro, não tem quem não gosta, o acabamento int. a potência o conforto com espaço, e o que prá mim me atendeu foi o 5x pró.
E tbm entrega MUITO BARULHO na suspensão dianteira!!! Agendamento na Css demorou 20 dias, e ainda tive que ouvir do mecânico que o barulho é NORMAL!!! E ainda disse que a fábrica não tem solução pra isso.
Tive um 24/25 e troquei por outro 25/26, carro é muito bom show…..
Só tive problemas c 7 Sport, não chegou em kza, saí da CSS e estourou câmbio, transmissão e até chicote, recusaram troca por outro usado que fosse com propostas absurdas.
Vc compra e fica c bucha na mão, p sair dele leva prejuízo, pois nem a própria CSS quis pegar de volta.
Quase tudo perfeito, se não fosse o prazo de entrega, na negociação era 60dias, apos fechar o pedido passaram para 120 dias, um absurdo, desrespeito ao novo cliente. Ja espero a quase 90 dias.
Falta um modelo Plug-in em toda linha Tiggo, infelizmente não disponibiliza no 5, estou à espera de um modelo Tiggo 5 Plug-in para finalmente adquirir um e espero e pelo tamanho possa vir com autonomia de 200 km no modo elétrico, e espaço tem pra isso! Já resolveria a questão do consumo que por quase unanimidade quase todos reclamaram!!!
Não adianta as montadoras lançarem veículos sem modo elétrico, a transição é clara e evidente e por mais resistente que o Brasilero seja ela virá mais rápido do que muitos imaginam!
Troquei o meu 5x txs 2020 por o 5x sport 25/26 ,o carro é top,fora o consumo ele é dez.