A JMEV, fabricante chinesa fundada em 2015 e especializada em carros elétricos compactos e médios, está prestes a desembarcar no mercado brasileiro. A estreia será com o modelo EV3, que terá câmbio manual e preço estimado em R$ 100 mil, voltado ao uso por autoescolas e centros de formação de condutores.
A entrada da JMEV no país acontecerá por meio de uma parceria entre a Jiangling Motors, controladora da marca, e a brasileira E-Motors, atualmente focada em motocicletas elétricas. Um dos destaques do EV3 é justamente a presença de uma transmissão manual em um veículo 100% elétrico — algo nada comum no segmento.
Neste primeiro momento, o carro elétrico JMEV EV3 será direcionado exclusivamente para autoescolas e centros de formação de condutores. Isso se deve à exigência do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina a utilização de veículos com câmbio manual nas aulas de direção. Por conta disso, o modelo precisou ser adaptado com uma caixa manual — desenvolvimento realizado pela própria E-Motors.
A adaptação é considerada inédita em um modelo elétrico e foi totalmente conduzida pela empresa brasileira, conforme revelou a Autoesporte, com imagens cedidas pelo portal Acelera Aí. Com dimensões próximas às do Renault Kwid, o carro elétrico EV3 mede 3,72 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,48 m de altura e 2,39 m de entre-eixos. Ele está disponível na China desde 2019, sendo o primeiro projeto 100% desenvolvido pela JMEV.

Carro elétrico com planos para o Brasil
A versão do carro elétrico EV3 que virá ao Brasil oferece autonomia de até 300 km no ciclo chinês CLTC, sem emissão de poluentes. O motor elétrico entrega 67 cv. Por enquanto, o modelo está homologado apenas como veículo de autoescola, mas a venda para o público em geral não está descartada. A expectativa é que a produção nacional ocorra em Jaguaré (ES). A fábrica já está em construção e deve operar inicialmente em regime SKD (Semi Knocked Down), com kits pré-montados importados da China.
A lista de itens de série inclui rodas de 15 polegadas, câmera 360º, frenagem autônoma de emergência, controles eletrônicos de tração e estabilidade, central multimídia de 10 polegadas, faróis de LED e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

Com a nacionalização, o carro elétrico EV3 deverá receber novas versões, incluindo, naturalmente, uma com câmbio automático. Já a versão manual, focada em autoescolas, será importada e deve chegar ao mercado brasileiro até o fim do ano, por R$ 100 mil, segundo estimativas da E-Motors divulgadas pela Autoesporte.
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