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Faria sucesso no Brasil?

Carro que já foi mais barato do Brasil renasce elétrico com visual de Mini e sofisticado

Chery QQ3 volta em nova geração na China, agora maior, elétrico e com tecnologia de ponta

3 min de leitura

Você se lembra do Chery QQ? O hatch subcompacto que chegou ao Brasil em 2011 ficou famoso por ser o carro mais barato do país, custando pouco mais de R$ 20 mil. Menor que um Renault Kwid, ele ganhou nova geração na China chamado de QQ3. E esqueça o que você conhecia, pois o modelo chega totalmente renovado, maior, elétrico e cheio de tecnologia.

Apresentado no Salão de Chengdu 2025, o novo QQ3 foi construído sobre a plataforma elétrica T12 e deixou de ser um subcompacto. Ele mede 4,20 metros de comprimento, praticamente um Jeep Renegade, e tem entre-eixos superior a 2,70 metros, maior até que o de um Toyota Corolla. 

Para efeito de comparação, quando vendido no Brasil em 2019, o QQ tinha apenas 3,56 metros de comprimento e 2,34 de entre-eixos. Ou seja, agora estamos falando de um hatch médio, rival de modelos como BYD Dolphin, GWM Ora 03 e até o Geely Xingyuan.

Visual de Mini e interior de Zeekr

Chery QQ3 2026 de traseira no Salão de Chengdu 2025
Chery QQ3 [Divulgação]

No design externo, o novo QQ3 aposta em linhas arredondadas e faróis ovais que lembram bastante o Mini Countryman da geração anterior. A traseira repete a mesma identidade, com lanternas horizontais em LED.

Por dentro, a inspiração vem de outro chinês — o Zeekr X, vendido no Brasil também. O volante de dois raios, a distribuição de telas e o console central faz lembrar muito o SUV chinês do grupo que pertence a Geely. A central multimídia do QQ3 tem 15,6 polegadas. 

Interior do Chery QQ3
Chery QQ3 [Divulgação]

Há ainda painel de instrumentos digital, sistema multimídia baseado em chip Qualcomm Snapdragon 8155, suporte para Apple CarPlay, HiCar e CarLink, além de comandos de voz com inteligência artificial. 

O motor elétrico é traseiro, com potência de 121 cv. A suspensão traseira é multilink, algo raro em compactos elétricos. A Chery ainda não divulgou a autonomia oficial, mas espera-se algo próximo de 450 km no ciclo otimista chinês.

A história no Brasil

Chery QQ segunda geração
Chery QQ segunda geração [divulgação]

No mercado brasileiro, o QQ ficou marcado como o carro mais barato do país. Ele foi lançado em abril de 2011 e emplacou 9.923 unidades até o fim daquele ano, segundo a Fenabrave. Em 2012 caiu para 7.444 unidades e em 2013 despencou para 3.109. 

A reestilização de 2015 pouco ajudou e em 2016 foram apenas 437 vendas. Em 2017 e 2018, houve uma leve recuperação para mais de 3 mil carros, mas nunca foi o suficiente para manter o modelo. A Chery acabou desistindo do QQ no Brasil em 2019, após uma trajetória marcada por bastante críticas à qualidade de construção, câmbio impreciso e suspensão frágil.

Você acha que o Chery QQ3 é rival de mesma prateleira do BYD Dolphin e GWM Ora 03? Faria sucesso no Brasil? Deixe seu comentário!


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1 comentário em “Carro que já foi mais barato do Brasil renasce elétrico com visual de Mini e sofisticado”

  1. José Luís Mattos Wense

    Tive um Chery QQ, carro bom completinho, entregou o que prometeu, sobre o câmbio não tive do que reclamar, erraram na reestilização, mudaram o desenho pra pior, ele só precisava melhorar a frente, e o único problema pontual é a bandeja ou balança, muito frágil, se tivessem colocado uma bandeja mais robusto e melhorado só a frente(a cara dele) tinha ficado perfeito.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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