Ao vivo
Home » Novidades » Carta aberta enviada à Stellantis exige providências

Novidades

Carta aberta enviada à Stellantis exige providências

A carta enviada aos revendedores exige ações para eliminar os estoques e produzir carros que os americanos possam pagar

3 min de leitura

A gigante automotiva Stellantis enfrenta uma situação difícil nos Estados Unidos, onde a rede de revendedores culpa o CEO Carlos Tavares pelo declínio no desempenho. Essa não é apenas uma reclamação, mas uma exigência feita por meio de uma carta aberta pedindo mais recursos para limpar os estoques antigos e revitalizar as marcas americanas do grupo.

A liderança do Stellantis National Dealer Council (NDC), que representa a rede de revendedores e seus funcionários, acusou Carlos Tavares de tomar decisões quesionáveis de curto prazo, resultando em efeitos no mercado norte-americano.

O que diz a carta?

“Resolva essa bagunça ou veja seus pátios se tornarem cemitérios de carros não vendidos”, alerta, que ainda evidencia o declínio das marcas americanas, como Jeep, Dodge, Ram e Chrysler, cuja participação de mercado foi reduzida quase pela metade, conforme publicado pelo site Carscoops.com.

A carta, assinada pelo presidente do Conselho Nacional de Negociadores, Kevin Farrish, apresenta um retrato da situação da Stellantis nos Estados Unidos. Farrish descreve a queda no preço das ações, o fechamento de fábricas, demissões e a saída de altos executivos da empresa.

Stellantis
Jeep Wagoneer S [divulgação]

Os revendedores atribuem a desaceleração no desempenho de 2023 a Carlos Tavares, que, segundo eles, havia projetado um ano recorde para a Stellantis.

A carta defende a necessidade de limpar os estoques antigos e de fazer com que as fábricas operem em plena capacidade, com produção de carros que os americanos desejam comprar e podem pagar.

Jeep Wagoneer S [divulgação]

Publicada em 10 de setembro, a carta recebeu uma resposta da Stellantis. A empresa expressou “total discordância com a carta” e detalhou as medidas que tomou para enfrentar os resultados financeiros do primeiro semestre de 2024.

O cenário da Stellantis

A Stellantis também destacou um aumento de 21% nas vendas em agosto em relação a julho, além de informar que sua participação de mercado aumentou 0,7% e que o estoque dos revendedores foi reduzido em cerca de 10% nos últimos dois meses consecutivos.

Stellantis
Chrysler Pacífica [divulgação]

A Stellantis afirmou que mantém uma comunicação constante, incluindo reuniões mensais, ligações semanais e conversas pessoai. A empresa rejeitou os ataques pessoais dirigidos ao CEO Carlos Tavares, argumentando que “não acreditamos que ataques pessoais públicos sejam a melhor forma de resolver problemas”.

Deixe sua opinião sobre a atual situação do grupo e se você possui um carro da Stellantis!



YouTube video

6 comentários em “Carta aberta enviada à Stellantis exige providências”

  1. Bart

    Tá impossível navegar no site com a quantidade de publicidade se sobrepondo ao conteúdo
    Por isso ninguém tem paciência pra vir comentar
    qualquer esbarrão vc é direcionado pra fora do site é muito chato
    entendo q a receita com publi é necessária pra manter o site mas não deveria interferir na experiência de usuário e cada vez menos gente acessa vocês pq tá insalubre
    tanto q abriram comentários Disqus pra melhorar o engajamento e vemos q ninguém comenta aqui

  2. rodrigosr

    Experiência ruim mesmo… em quase todas as vezes que clico numa página abre uma propaganda que trava o navegador. Preciso fechar a página, entrar e clicar de novo. Terrível isso.

  3. Kuririn Agiota

    Eu nem sabia do problema, porque uso adblocker. É isso que vai acabar acontecendo com todo mundo. Se fizesse publicidade não intrusiva, eu nem precisaria usar isso.

    • Bart

      Qual vc usa pra celular? Android ou iphone?

      • Kuririn Agiota

        Só acesso pelo computador.

  4. Norival de Souza Cavalcante

    Essa situação caótica da Stellantis é consequência de uma empresa que se tornou uma "torre de babel".
    É evidente que eles terão que cortar marcas e pior, dar prioridade aos mercados mais lucrativos.
    A Stellantis perdeu a identidade americana e não dá mais para considerar uma das antigas BigTree! Hoje virou BigTwe!

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar