A gigante automotiva Stellantis enfrenta uma situação difícil nos Estados Unidos, onde a rede de revendedores culpa o CEO Carlos Tavares pelo declínio no desempenho. Essa não é apenas uma reclamação, mas uma exigência feita por meio de uma carta aberta pedindo mais recursos para limpar os estoques antigos e revitalizar as marcas americanas do grupo.
A liderança do Stellantis National Dealer Council (NDC), que representa a rede de revendedores e seus funcionários, acusou Carlos Tavares de tomar decisões quesionáveis de curto prazo, resultando em efeitos no mercado norte-americano.
O que diz a carta?
“Resolva essa bagunça ou veja seus pátios se tornarem cemitérios de carros não vendidos”, alerta, que ainda evidencia o declínio das marcas americanas, como Jeep, Dodge, Ram e Chrysler, cuja participação de mercado foi reduzida quase pela metade, conforme publicado pelo site Carscoops.com.
A carta, assinada pelo presidente do Conselho Nacional de Negociadores, Kevin Farrish, apresenta um retrato da situação da Stellantis nos Estados Unidos. Farrish descreve a queda no preço das ações, o fechamento de fábricas, demissões e a saída de altos executivos da empresa.

Os revendedores atribuem a desaceleração no desempenho de 2023 a Carlos Tavares, que, segundo eles, havia projetado um ano recorde para a Stellantis.
A carta defende a necessidade de limpar os estoques antigos e de fazer com que as fábricas operem em plena capacidade, com produção de carros que os americanos desejam comprar e podem pagar.

Publicada em 10 de setembro, a carta recebeu uma resposta da Stellantis. A empresa expressou “total discordância com a carta” e detalhou as medidas que tomou para enfrentar os resultados financeiros do primeiro semestre de 2024.
O cenário da Stellantis
A Stellantis também destacou um aumento de 21% nas vendas em agosto em relação a julho, além de informar que sua participação de mercado aumentou 0,7% e que o estoque dos revendedores foi reduzido em cerca de 10% nos últimos dois meses consecutivos.

A Stellantis afirmou que mantém uma comunicação constante, incluindo reuniões mensais, ligações semanais e conversas pessoai. A empresa rejeitou os ataques pessoais dirigidos ao CEO Carlos Tavares, argumentando que “não acreditamos que ataques pessoais públicos sejam a melhor forma de resolver problemas”.
Deixe sua opinião sobre a atual situação do grupo e se você possui um carro da Stellantis!
![Chrysler Pacifica e Peugeot 2008 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Chrysler-peugeot-1200x720.jpg)



Tá impossível navegar no site com a quantidade de publicidade se sobrepondo ao conteúdo
Por isso ninguém tem paciência pra vir comentar
qualquer esbarrão vc é direcionado pra fora do site é muito chato
entendo q a receita com publi é necessária pra manter o site mas não deveria interferir na experiência de usuário e cada vez menos gente acessa vocês pq tá insalubre
tanto q abriram comentários Disqus pra melhorar o engajamento e vemos q ninguém comenta aqui
Experiência ruim mesmo… em quase todas as vezes que clico numa página abre uma propaganda que trava o navegador. Preciso fechar a página, entrar e clicar de novo. Terrível isso.
Eu nem sabia do problema, porque uso adblocker. É isso que vai acabar acontecendo com todo mundo. Se fizesse publicidade não intrusiva, eu nem precisaria usar isso.
Qual vc usa pra celular? Android ou iphone?
Só acesso pelo computador.
Essa situação caótica da Stellantis é consequência de uma empresa que se tornou uma "torre de babel".
É evidente que eles terão que cortar marcas e pior, dar prioridade aos mercados mais lucrativos.
A Stellantis perdeu a identidade americana e não dá mais para considerar uma das antigas BigTree! Hoje virou BigTwe!