Ao vivo
Home » Novidades » Cayenne elétrico é o Porsche mais potente de todos os tempos

Novidades

Segure firme

Cayenne elétrico é o Porsche mais potente de todos os tempos

Quer entrar na era da eletrificação e tem pressa? Conheça os detalhes do novo Porsche Cayenne elétrico. Ele tem só 1.115 cv sob o capô

4 min de leitura

A Porsche acaba de anunciar a chegada do Cayenne elétrico. O modelo mais querido da marca alemã abraça a eletrificação e será oferecido, inicialmente, em duas versões. E o modelo Turbo elétrico se destaca não só pelo visual robusto, como também pela potência. Ele desfruta de até 1.155 cv e chega aos 100 km/h em 2,4 segundos. Spoiler: o SUV já aparece no configurador brasileiro.

O Cayenne movido a bateria é montado a partir da plataforma PPE e possui 4,98 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,67 m de altura e 3,02 m de entre-eixos. Sua arquitetura é de 800V e o visual traz linhas futuristas. Na dianteira, o para-choque possui um vinco central destacado e as entradas de ar ficam na parte inferior.

Seu coeficiente aerodinâmico é de 0,25, sendo uma das opções com o melhor número em sua categoria. Ele tem abas aerodinâmicas, spoiler inteligente e outras alterações que se ajustam conforme a velocidade e a carga da bateria. Assim, a dinâmica de condução e a eficiência do conjunto são aprimoradas. A marca oferece um kit off-road como opcional, o que melhora o desempenho do SUV em aventuras do fora-de-estrada.

Porsche Cayenne turbo elétrico esverdeado visto de trás
Porsche Cayenne turbo elétrico [Divulgação]

Sofisticado ao máximo

Já na cabine, Porsche Cayenne elétrico se destaca pela pegada requintada. O acabamento traz superfícies com revestimentos diferenciado e tonalidade escura saltam aos olhos. Um dos destaques dessa variante é ter amplo espaço interno para os ocupantes. Na dianteira, se destacam as três telas, sendo que a do painel de instrumentos é levemente curvada.

O passageiro pode ter seu próprio dispositivo com 14,9 polegadas, mas é um item opcional. Head-up display de 87 polegadas com realidade aumentada, comandos de voz com inteligência artificial e volante multifuncional compõe o conjunto. A Porsche viu que o público massacrou a Volkswagen e por isso adotou diversos botões físicos na cabine do SUV.

Eles servem para comandar o ar-condicionado e o volume do sistema de som. Bancos com regulagem elétrica, aquecimento de superfícies e teto panorâmico com sistema que o escurece são de série. Outro chamariz do Porsche Cayenne elétrico é a possibilidade de ser carregado por indução. Assim como o celular, basta o condutor estacioná-lo acima de uma base de recarga de até 11 kW que o modelo é recarregado.

Potência para ninguém colocar defeito

Agora, o destaque do Cayenne movido a bateria é seu desempenho. A versão mais mansa tem 408 cv e se o sistema Launch Control for ativado, o SUV passa a dispor de 435 cv e 85 kgfm de torque. Ele vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e a velocidade máxima é de 230 km/h.

Se você tem muita pressa, pode partir para o Porsche Cayenne turbo elétrico. Essa versão tem dois motores e 844 cv normalmente. Todavia, se o modo Push-to-pass for acionado, mais 173 cv são disponibilizados por 10 segundos. Além disso, o condutor pode ligar o Launch Control. Aí, ele tem de dar conta de 1.155 cv e 152,9 kgfm. As duas variantes contam com tração integral.

Porsche Cayenne elétrico cinza visto de trás e com lanternas acesas
Porsche Cayenne elétrico [Divulgação]

Este é o carro de rua mais potente que a Porsche já produziu em sua história. A velocidade máxima desta variante é de 260 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 2,4 segundos. A bateria tem 113 kWh de capacidade e sistema de arrefecimento aprimorado. O Cayenne elétrico pode ser carregado em tomadas de até 400 kW. São necessários 16 minutos para ter a carga de 10% até 80% completada. Mas, a autonomia não foi revelada.

Freios de carbono PCCB estão disponíveis como opcionais. Eles elevam o poder de frenagem do modelo. A suspensão pneumática adaptativa Porsche Active Suspension Management é de série e o turbo tem vetorização de torque. O conjunto Porsche Active Ride, que adiciona barras estabilizadoras ativas, e direção no eixo traseiro fazem parte dos opcionais.

Porsche Cayenne elétrico cinza com iluminação acesa visto de frente
Porsche Cayenne elétrico [Divulgação]

Quais são os preços?

O Porsche Cayenne elétrico já pode ser comprado em solo nacional em suas duas variantes. A mais mansa tem preço inicial de R$ 900 mil. Já o turbo começa em R$ 1.410.000. Se você não quiser o modelo movido a bateria, ainda pode optar pela variante a combustão ou a híbrida plug-in.

Porsche Cayenne elétrico cinza visto de trás
Porsche Cayenne elétrico [Divulgação]

Teria o Porsche Cayenne elétrico na sua garagem? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar