A Jaguar está na transição na sua reinvenção radical e justamente no momento mais delicado por causa dessa virada, perdeu o nome mais influente de sua área criativa. Gerry McGovern, chefe de design da JLR e também arquiteto da nova identidade visual da Jaguar, deixou o cargo da noite para o dia.
Cenário negativo
A saída do executivo acontece pouco mais de um ano depois da repercussão negativa causada pelo reposicionamento da montadora e apenas duas semanas após a chegada do novo CEO global, P.B. Balaji.
McGovern estava na empresa há 21 anos, assinou duas gerações do Range Rover, liderou a criação do Evoque, comandou o renascimento do Defender e foi responsável pela nova filosofia visual da Jaguar.

É um dos designers mais premiados do setor e uma figura bem influente dentro da indústria britânica. Mas nos últimos meses, o nome dele estava associado à crise desse novo posicionamento e estratégias da Jaguar.
McGovern até tentava defender a ideia de que o Type 00, o carro que estreou essa virada da marca, não precisava seguir a lógica funcional dos elétricos modernos; para ele, era um objeto de desejo, uma peça de arte, e não apenas um veículo de transporte.

A Jaguar, porém, assumiu um risco enorme por ter decidido ter feito essa mudança para a nova fase elétrica. Só que o reposicionamento ousado fez a marca estar no centro das críticas e McGovern sai exatamente no meio dessa reviravolta.
Design em apuros
Sua saída é então considerada bem grande, já que seu braço direito, Massimo Frascella, também havia deixado a empresa em 2024 para assumir o comando do design da Audi. Agora, a JLR precisa definir quem será o responsável por conduzir a fase mais arriscada da Jaguar em décadas.

A montadora ainda não comentou oficialmente a saída, mas o fato é que a Jaguar está prestes a lançar a geração de carros mais cara e ousada, seja em estratégia, visual e debaixo do capô. E fará isso sem o homem que idealizou essa transformação.
E você, o que acha sobre essa nova transformação da Jaguar? Deixe seu comentário!




Por mim que sou fã da jaguar que ele vá desenhar nos quintos de uma primeira série infantil!
Eu odeio também o liquid -LIQUIIIIIIIDDDDD- (engrenagem de metal sólida [kojima]) glass. Essa geração de disigners (aquele cara q ahuda o sniper) hoje em dia são muito mimisentos, sempre tentando puxar. (os esitlos para um modelo brutalista e nem um pouco {aquele estilo arquitetonico com tons mais barrosos [tipo casa de vó moderna]})