Ao vivo
Home » Novidades » Chery QQ renasce como carro elétrico sob marca italiana

Novidades

Chery QQ renasce como carro elétrico sob marca italiana

O Chery QQ renasce como microcarro elétrico da DR Automobiles, com 2,98 m de comprimento e até 182 km de autonomia

3 min de leitura

O Chery QQ chegou ao Brasil em abril de 2011, ainda sob representação da importadora Venko. Com a proposta de ser um carro acessível, custava menos de R$ 23.000 na época. Em 2014, já sob representação oficial da marca no país, recebeu um novo motor 1.0 12V. No ano seguinte, passou por uma reformulação completa, ganhando o nome New QQ.

A produção e comercialização do QQ no Brasil foram encerradas em novembro de 2019. Apesar disso, ele ganhou uma nova geração em 2021, tornando-se um microcarro elétrico na China. Medindo 2,98 m de comprimento, 1,49 m de largura, 1,63 m de altura e 1,96 m de entre-eixos é classificado como um quadriciclo em alguns mercados.

Na Itália, o modelo será comercializado como DR Birba. Aliás, a DR Automobiles é conhecida por rebatizar veículos chineses da JAC, BAIC e Chery. Na dianteira, um dos destaques fica por conta das luzes de LED em formato de U. Já as rodas de 14 polegadas vestem pneus 155/50, enquanto as suspensões são McPherson na dianteira e multilink na traseira.

O design segue um estilo quadrado, típico dos kei cars japoneses, maximizando o espaço interno. Aliás, a cabine é projetada para dois ocupantes e traz uma lista de itens de série interessante: direção hidráulica, volante multifuncional, vidros elétricos, ar-condicionado, freio regenerativo, alarme, além de câmera e sensor de ré para facilitar as manobras ou balizas.

Qual é a propulsão do Chery QQ dos novos tempos?

A propulsão do DR Birba é garantida por um motor elétrico síncrono de ímã permanente, montado na traseira, com 19 cv de potência contínua e pico de 30 cv. A energia é armazenada em uma bateria LFP de 156 Ah, proporcionando um alcance de até 182 km, conforme o ciclo WLTP.

O DR Birba vem equipado com um carregador de bordo de corrente alternada, com potência máxima de 1,8 kW. O tempo de recarga total na rede 220V é de aproximadamente oito horas. Além disso, em alguns países da Europa, o Birba pode ser guiado sem a necessidade de habilitação, como ocorre com o Citroën Ami, conforme as informações do Motor1 Espanha.

O DR Birba é um microcarro elétrico que representa o Chery QQ dos novos tempos
DR Birba [Divulgação]

O que você achou do novo Chery QQ? Acredita que faria sucesso no Brasil? Se você já teve ou tem um QQ, compartilhe sua experiência nos comentários!


YouTube video

2 comentários em “Chery QQ renasce como carro elétrico sob marca italiana”

  1. Eduardo

    Tudo é preço, no preço correto venderia bem pois é ótima opção para uso estritamente urbano e em cidades congestionadas.

  2. Jefferson Barra

    De graça, tá caro!

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar